terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vó Maneca ganha seu talk show

O desenhista André Luís Porto Macedo, criador do Libório e do Betinho, está desenvolvendo em animação, desde novembro passado, a sua personagem Vó Maneca.

Criada em 2003 junto à neta Dódi, em forma de tira de jornal, a endiabrada Vó Maneca chamou a atenção por tratar de temas incomuns para uma velhinha de 90 anos: sexualidade, política, futebol e religião.

Agora ela ganha um talk show como o do Jô, onde entrevista celebridades brasileiras e mundiais. A dupla pelotense Kleiton & Kledir não escapou das brincadeiras (vídeo abaixo).

Macedo conta em seu sítio profissional (veja) que, naquela época, uma crise de produção o fez abandonar o traço preciso e limpo e, rabiscando sem compromisso, redesenhou personagens de forma irregular, surgindo assim a personalidade atípica da Vó Maneca. Em alguns aspectos, a velhinha humorística faz lembrar as norte-americanas Momma (Mel Lazarus, 1970) e Lola (Steve Dickenson e Todd Clark, 1999).

Num dos textos, Vó Maneca era uma consultora que aconselhava a melhorar o currículo. As sugestões dela eram usar o Curriculum Incrementator para trocar o nome das profissões:
  • Especialista em Marketing Impresso (boy do xerox)
  • Supervisor Geral de Bem-Estar, Higiene e Saúde (faxineiro)
  • Oficial Coordenador de Movimentação Noturna (vigia)
  • Distribuidor de Recursos Humanos (motorista de ônibus)


Nenhum comentário: