sábado, 1 de janeiro de 2011

Uma canção de esperança, para nós

Lyber Bermúdez, músico uruguaio residente em Pelotas, ganhou este ano o segundo lugar no 24º Musicanto, festival de nativismo sul-americano realizado em Santa Rosa (RS), representando ao mesmo tempo seu país natal e a cidade que o acolheu.

Foi sua segunda participação destacada nesse encontro, sempre com seu gênero preferido, o candombe uruguaio (veja definição).

A música Candombe para Vos fala inicialmente de uma paixão sem destinatário preciso, mas com um sentimento muito claro: quando o coração precisa de amor, ele pede a sua recuperação.

Si pido, es para que vuelvas. Si pienso, es porque te extraño.
Si lloro, es porque tu no estás. Me lastima tu ausencia sin parar.
O problema está na essência da alma humana e já foi colocado por poetas e cientistas, pela arte e pela religião, em todas as épocas. A letra de Lyber Bermúdez sintetiza esse sofrimento, que não responsabiliza o outro mas o chama, como a voz de um mendigo.

Si miro, será en tu mirada. Si espanto, será la tristeza.
Si siento, sentiré el corazón, que palpita incesante por vos.

Ay, pasión, escucha mi canción!
Ay, mi amor, un candombe para vos.
Enquanto a frustração segue e a esperança não morre, a música funciona como um presente (assim como a arte em geral). Como já diz a letra, a oferta da canção contém uma súplica e serve como autoconsolo, obtendo assim uma reparação gradual, nunca completa. No final, o desespero, a obsessão e a fatiga são superados e resolvidos no encontro amoroso.

Si duermo, yo sueño contigo. Si canto, reflejo mi alma.
Si sufro, [
es] porque no aguanto más: tengo el cuerpo cansado de esperar.
Si grito, gritaré tu nombre. Si corro, es para tus brazos.
Si llegas, termina mi dolor. Nuestro amor reflorece sin temor.
O presente em forma de camdombe também é para nós, neste início de 2011. Há mais informações (inclusive uma versão desta música com áudio ao vivo) no blogue de Lyber Bermúdez, mas se o leitor quiser ouvir uma gravação de estúdio deixe seu endereço nos comentários, pedindo uma cópia. Em todo caso, a música será incluída no próximo CD de Lyber.

Nenhum comentário: