quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Primeiro Subway em Pelotas

Anuncia-se para a primeira quinzena de fevereiro a abertura em Pelotas da Subway, lancheria fast food de franquia norte-americana, a terceira com mais locais no Brasil.

Em março de 2010 foi o primeiro anúncio (leia notícia), depois a previsão foi para dezembro, mas houve atrasos burocráticos e agora será finalmente satisfeita a curiosidade do público. As obras estão avançadas, na esquina da Bento Gonçalves com Edmundo Berchon (dir.), bem no meio do caminho entre o MacDonald's e o Habib's.

O empresário Felipe Lang tem estado muito preocupado de que tudo saia bem - como costuma sair a Quinzena Gastronômica, outro de seus empreendimentos em Pelotas. Em terreno de 450 metros quadrados, o prédio terá 188 m2. O empreendedor planeja expandir o negócio em 2012, com uma segunda loja no Shopping Pelotas, em construção na avenida Ferreira Viana (leia notícia), a somente um quilômetro dali.

Sexta (14), Lang solicitou - mediante o programa municipal Desenvolver Pelotas - melhoria do pavimento da rua Edmundo Berchon, onde estará o acesso ao drive thru do restaurante (onde os motoristas fazem seus pedidos sem descer do carro).

Será colocado asfalto sobre as pedras irregulares (foto abaixo), sem a menor necessidade, nesse trecho que é basicamente residencial: um desacerto estético, urbanístico, ecológico e financeiro. Mas as maiores reclamações serão com a perda da tranquilidade noturna, pois se anuncia funcionamento de madrugada.

Os restaurantes Subway começaram em 1965, vendendo subs (sanduíches do tipo submarino), que é como os norte-americanos chamam a baguete (nosso cacetinho) ou os pães longos, introduzidos nos Estados Unidos por imigrantes.

As franquias da empresa começaram em 1974 e hoje a rede é considerada de tão rápido crescimento que é difícil dizer quantos restaurantes existem no mundo, pois a cada dia abre mais de um.

Hoje (20), o sítio da Subway informa haver 33.953 em 95 países. No Brasil são 554 locais, 26 deles no Rio Grande do Sul (incluído o de Pelotas, na Avenida Bento Gonçalves 3002).
Fotos de F. A. Vidal (1 e 3)

Nenhum comentário: