terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Concurso literário discute turismo no Laranjal

As notícias veiculadas na mídia contribuem para o turismo no Laranjal? A instigante pergunta é o ponto de partida para quem quiser participar da 4ª edição do Prêmio Praia do Laranjal, que em 2011 traz esse título (leia nota). O concurso literário, que abrirá inscrições nos próximos dias, é organizado pela Secretaria de Cultura e o INBRAJA (Instituto Nacional Brasileiro Senador Joaquim Augusto de Assumpção).

Como os meios de comunicação contribuem para o turismo em nossa praia? As manchetes do noticiário podem atrair ou afastar visitantes? As reportagens devem mostrar os problemas e as virtudes do balneário?

A curiosidade dos organizadores aponta a uma dúvida principal: como aumentar o turismo nas praias de Pelotas? Nas entrelinhas parece ler-se: "menos crítica; mais alegria de viver". Além de qualidade literária, espera-se que os participantes contribuam ao debate com ideias e soluções.

A sujeira da água, a falta de banheiros e a ocupação das areias com vendedores são alguns dos clássicos problemas do Laranjal (balneários Valverde, Santo Antônio e dos Prazeres). Se a imprensa os omitisse, seria suspeita de não mostrar a realidade que os cidadãos requerem melhorar. Essas notícias que mostram o lado feio estão dirigidas aos pelotenses, não aos turistas.

Com certeza elas não contribuem ao turismo diretamente (supondo que os turistas as vissem e se assustassem), mas sim ajudam indiretamente, pois buscam que a cidade seja um melhor lugar para viver. O que contribui diretamente ao turismo é a informação positiva sobre Pelotas, veiculada pelos pelotenses ou por folhetos sobre história, geografia e cultura.

Em 2010, a 3ª edição do concurso versou sobre o Trapiche do Valverde. As inscrições estiveram abertas até fevereiro, em maio anunciaram-se os premiados (3 contos, 2 crônicas, 3 poesias e um documentário audiovisual) e a entrega dos troféus e diplomas realizou-se no aniversário de Pelotas, dia 7 de julho (leia nota).

Em 2008, o tema foi totalmente lírico: "Laranjal, a praia dos meus sonhos". A cerimônia final foi em 2 de julho daquele ano e teve a presença de escritores de várias outras cidades. Premiaram-se 3 crônicas, um conto e 3 poesias. Ainda outros 10 trabalhos receberam menção honrosa (leia nota). Foi um ponto de partida auspicioso.

Os organizadores têm identificado publicamente os autores mas não divulgam as obras. Para que não ocorra como os professores que guardam em segredo os melhores trabalhos - para que os próximos alunos não os copiem - pedimos o direito de publicar aqui no blogue o melhor que os pelotenses escrevem sobre Pelotas.
Fotos Flickr: Francisco Farias (1-2) e Ítalo dos Santos (3)

Nenhum comentário: