sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Efeito cascata faz a farra dos vereadores (ainda não em Pelotas)

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre confirmou segunda (27) um reajuste de 74% em seus rendimentos: irão de 8561 reais para 14837 - segundo já se esperava (leia notícia no Correio do Povo). No mesmo dia, a Câmara devolveu ao Executivo 1,5 milhão por uma redução bem-sucedida de gastos, quantia impressionante mas bem menor que os gastos desta farra delirante (veja no Jornal do Comércio a mesma notícia, muito mais enfeitada).

Mas isto não será - segundo eles - na próxima legislatura, e sim daqui a 30 dias, em fevereiro de 2011. Isso desrespeita o espírito da lei (segundo a qual os aumentos somente valem para a legislatura seguinte), além de ser uma burla contra todo o povo. Em tom de comédia, Steve Martin e Michael Caine (dir.) mostraram quanto um homem pode ser safado, no filme de Frank Oz (1988) que em Portugal se chamou elegantemente "Ladrões e Cavalheiros". Safadez é universal.

Segundo o presidente da Câmara porto-alegrense, o único que existe é o automatismo do reajuste, regulado por norma deles mesmos, de 2008 (quando o salário dos deputados estaduais sobe, o dos vereadores deve subir automaticamente, na mesma data). Se essa manha desvergonhada se aplicar, eles serão os únicos que legislarão em benefício próprio, o que nem sequer ocorreu com deputados federais, senadores, presidente da república etc.

Em 2008, os vereadores de Joinville (SC) iam presentear-se "somente" 36%, e um cidadão (esq.) protestou vestindo-se de Batman (veja a notícia). Se eles entenderam que estavam sendo chamados de ladrões, simplesmente aprovaram o aumento.

Em Sorocaba (SP), na segunda-feira passada (20), os vereadores em apenas 30 segundos aprovaram o aumento de quase 100% para 2011 (de 7800 para 15 mil). Contra a norma de esperar a próxima legislatura. Dos cidadãos presentes, um ficou só de cuecas, em indignado protesto (leia a notícia).

Em Pelotas, o Diário Popular tem publicado diariamente pequenos artigos de opinião com fortes críticas a essa verdadeira bandidagem legalizada (veja, por exemplo, Os assaltantes de Brasília), mas até agora nenhuma alusão foi feita aos vereadores locais. Esperemos até que a Câmara se pronuncie sobre os aumentos que certamente virão.

Ante tal fome de poder dos empobrecidos representantes (lobos em pele de ovelha) que o povo elegeu, o que o novo presidente da Câmara de Pelotas, de somente 25 anos de idade, poderá fazer?

A nova mesa assumiu ontem (30) à noite (veja o mau agouro na foto oficial da posse, publicada pelo Amigos 1). Seus integrantes têm entre 39 e 60 anos (ou seja, já perderam toda ingenuidade), mas esperamos que o vereador Eduardo Leite (dir.) - com maior nível educacional que o resto - possa impor alguma saída ética que não nos envergonhe tanto no futuro. Em 2011 melhores notícias virão.
Fotos de S. Duarte (RBS) e M. Ávila (DP)

Nenhum comentário: