quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Corrupção do Congresso chegará a nossa Câmara Municipal?

A notícia circula pelo país e já nos envergonha pelo mundo afora: em menos de cinco minutos, o Senado aprovou nesta quarta-feira (15) o projeto que aumenta o salário máximo do Legislativo e do Executivo Federal, nivelando-os com os vencimentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal, teto do funcionalismo público (leia notícia).

Desde 1 de fevereiro, os novos deputados e senadores, presidente e ministros ganharão R$ 26,7 mil por mês (cerca de 15 mil dólares) — sem contar os benefícios. Eles não tinham aumento há 3 anos, mas nesse tempo a inflação foi de 20%, enquanto o aumento é entre 60 e 130%. Só uma hora antes do Senado, a Câmara Federal já havia aprovado o mesmo projeto. O palhaço eleito Tiririca achou "bacana" o aumento (leia).

A lei limita esses abusos de certas formas: por exemplo, os aumentos de salário só podem aplicar-se para o mandato seguinte. Nos Estados, o teto dos deputados é de 75% do salário federal. Nas cidades, o teto dos vereadores é variável mas também fica supeditado ao aumento em Brasília. Assim, o efeito cascata pelo país custará até 2012 mais uns 2 bilhões ao ano para pagar palhaços como o Tiririca (veja notícia).

Na votação de quarta, 13 deputados gaúchos não estavam presentes, uma deputada se absteve e 15 votaram a favor (veja a lista). O representante de nossa zona votou pelo aumento e ainda achou justo nivelar-se com os juízes do Supremo, para uma "harmonia entre os três poderes", um argumento puramente narcisista e delirante. O mesmo deputado defendeu em 2009 um plebiscito para levar Lula ao terceiro mandato (leia). Seguirá ele merecendo o respeito e a votação de quem ganha 500 reais por mês?

Aqui em Pelotas os vereadores assumirão esse argumento megalomaníaco? A Câmara já funciona num palacete reformado, inaugurado segunda (13). Os novos móveis, feitos por contrato, custaram meio milhão de reais (leia).

Ficará a praga nacional da corrupção instalada no casarão da Quinze de Novembro nº 207? Parece que teremos que usar de certa força para fiscalizar os fiscalizadores, ou nossa passiva tolerância nos afundará na miséria moral.
Charge de Bessinha; foto de F. A. Vidal

Nenhum comentário: