quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Concerto de 20 anos, uma festa ao ar livre

A Sociedade Pelotense Música pela Música apresentou um espetáculo sinfônico a céu aberto, em plena Avenida Bento Gonçalves, domingo passado (5), como celebração popular de seus 20 anos de fundação. Ouviu-se boa música durante pouco mais de uma hora, num setor urbano que frequentemente sofre, em plena madrugada, com estridências indesejadas de bares e carros.
Bem antes das 20h, centenas de cadeiras já estavam colocadas no asfalto, ante o cenário e as enormes caixas acústicas (acima e à esq.). Alguns esperaram mais de uma hora sentados. Por acidentes técnicos, o início se atrasou em meia hora, mas a amplificação se comportou dentro do esperado, até seu final quase às 22h. Não houve outras perturbações ambientais, exceto alguns comerciantes improvisados que ocuparam a rua e o Parque Dom Antônio Zattera: nove vendedores de churrasquinhos colocaram sua fumaça perto demais da orquestra e do público (foto abaixo).
Melodias conhecidas do povo, mesmo que tomadas de óperas ou de canzonettas, foram o prato forte do programa: trechos de Carmen (de Bizet), o coral Va, Pensiero (do Nabucco, de Verdi), La Donna è Mobile (do Rigoletto, de Verdi), Nessun Dorma (Turandot, de Puccini). Novidades bem-vindas para o grande público foram arranjos de Sérgio Sisto para canções populares (Vento Negro e Máscara Negra) e o Hino do Rio Grande do Sul.
Após todos os extras e agradecimentos, o Aleluia de Haendel serviu como bis final para agradecer por esta iniciativa cultural que tem dado certo em Pelotas, para nosso agrado e nosso desenvolvimento.
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: