terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Artistas pelotenses premiadas no 8º Salão da Marinha

O Comando do 5º Distrito Naval, sediado em Rio Grande, organiza cada mês de dezembro o Salão de Artes “Imperial Marinheiro Marcílio Dias”, este ano em sua oitava edição. Participam artistas gaúchos em maioria, sempre com obras nas modalidades pintura e fotografia, e abordando conteúdos relativos ao mar, praia, porto e vida marítima.

O evento ocorre em relação com a Semana da Marinha, celebrada até 13 de dezembro (aniversário do Almirante Tamandaré, patrono da Marinha brasileira). Uma das comemorações será realizada em Pelotas, depositando-se flores no busto de Tamandaré, no Parque Dom Antônio Zattera, às 16h desta terça (7).

O VIII Salão de Artes da Marinha realizou quinta-feira (2), em Rio Grande, a abertura da exposição, com os trabalhos mais destacados. Duas artistas pelotenses se encontram entre os premiados: Alice Bender e Maria Lúcia Drummond (dir.).

O sítio Rio Grande em Fotos informa terem chegado 42 pinturas e 34 fotografias, que foram julgados por uma comissão de 5 artistas. Os três escolhidos por categoria foram os seguintes.

Pinturas:
1º LUGAR “Molhes da Barra”, de Rudnei Pereira Alves (Rio Grande);
2º LUGAR “Eu, Marinheiro, Capitão do Meu Destino” (esq.), de Rosa Alice Bender (Pelotas);
3º LUGAR “Beira da Praia”, de Jorge Luiz Moura (Rio Grande).

Fotografias:
1º LUGAR “Marinha do Brasil”, de José Cleides Arruda Celmer (Rio Grande);
2º LUGAR "Maré I”, de Maria Lúcia Drummond (Pelotas);
3º LUGAR “Na Santa Paz”, de Carlos César Reis de Oliveira (Porto Alegre).
Mais dados no Jornal Agora.

As obras estão em exposição no Sobrado dos Azulejos, Rua Marechal Floriano Peixoto nº 103, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min, até o próximo dia 17. A entrada é franca.
Imagens: M. L. Drummond (1) e A. Bender (2)

Nenhum comentário: