terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ivan Lins, 40 anos de carreira

Segundo a Wikipédia, o cantor e compositor carioca Ivan Lins ficou conhecido já no início de sua carreira, em 1970, quando Elis Regina difundiu a música Madalena (letra de Ronaldo Monteiro de Souza), de seu disco "Agora".

Qual versão merecia maior sucesso, a mais afinada ou a mais espontânea? A do homem ou a da mulher declarando sua paixão por Madalena? Compare as duas versões, que fazem parte da saudade dos brasileiros com mais de quarenta anos.


Madalena, o meu peito percebeu
que o mar é uma gota, comparado ao pranto meu.
Fique certa:
quando o nosso amor desperta,
logo o sol se desespera
e se esconde lá na serra.

Madalena, o que é meu não se divide,
Nem tão pouco se admite
quem do nosso amor duvide.
Até a lua se arrisca num palpite:
Que o nosso amor existe,
forte ou fraco, alegre ou triste.

O cantor era formado em Engenharia Química, mas desviou-se para engenhar outras químicas: projetou-se, no Brasil, revestindo as letras engajadas de Vitor Martins com melodias pianísticas e, nos Estados Unidos, mediante as vozes de grandes figuras, como Ella Fitzgerald, George Benson, Sara Vaughan, Barbra Streisand.

Aos 65 anos, Ivan Lins apresenta-se em Pelotas esta noite. Vamos ouvi-lo cantar e tocar mais uma vez "Somos todos iguais nesta noite" (1977).

2 comentários:

Teresa disse...

Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Ter me rebelado, ter me debatido
Ter me machucado, ter sobrevivido
Ter virado a mesa, ter me conhecido
Ter virado o barco, ter me socorrido

Começar de novo e só contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Sem as tuas garras sempre tão seguras
Sem o teu fantasma, sem tua moldura
Sem tuas escoras, sem o teu domínio
Sem tuas esporas, sem o teu fascínio
Começar de novo e só contar comigo
Vai valer a pena já ter te esquecido
Começar de novo...

Essa musica é para mim a melhor de Ivan Lins.
Gostei muito do seu blog.
Abraço.

Francisco Antônio Vidal disse...

Obrigado pela colaboração. Realmente, a verdadeira liberdade parece ser essa que se consegue com um esforço. O alívio e a felicidade são indescritíveis, já não há mais raivas, tudo vale a pena porque tudo conduziu a algo melhor. Esse recomeço é um verdadeiro começo, um nascer de novo.

É bom lembrar que o autor desta letra é Vítor Martins. O povo lembra mais os cantores como se fossem os autores de tudo, mas Ivan Lins faz a música, não as letras de suas canções.