terça-feira, 30 de novembro de 2010

2º Festival de Cinema e Animação Manuel Padeiro


A 2ª edição do Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, que começa amanhã quarta (1), movimenta a cidade até o fim do sábado (4), por meio da presença de 21 cineastas oriundos de várias partes do Brasil. A população pelotense será posta à prova quanto a sua capacidade de acolher e orientar os possíveis turistas que o Festival atrair.

A produção fez um longo e organizado trabalho, não esquecendo de detalhes como gravar as entrevistas coletivas em áudio, revitalizar o Parque da Baronesa com lixeiras (dir.), pagar passagens e hospedagem para os selecionados, divulgação mediante uma revista impressa e pela internet. Somente faltou colocar cadeiras ao ar livre no Parque, e por isso cada um deverá levar a sua. O financiamento, obtido mediante a Lei de Incentivo à Cultura, contribuições de empresas e parcerias locais, projetou 25 mil reais em prêmios, para atrair o interesse dos cineastas brasileiros e manter um alto nível de qualidade nas obras e nas projeções dos filmes.

Cerca de 200 inscritos passaram por uma primeira etapa e foram selecionados 25 filmes de curta-metragem para a Mostra Competitiva, que entrega premiações por categoria (projeções dias 1, 2 e 3, na Baronesa, das 20h às 22h30). Há somente um classificado de Pelotas ("Do It", de Felipe Pires), que será visto na sexta-feira.

Outros 30 curtas ficaram para a Mostra Paralela (projeções dias 1, 2 e 3, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, das 14h às 18h). Nesta série, há cinco trabalhos de Pelotas.

Para todos os filmes, as categorias são: Animação, Documentário, Ficção, Videoclipe e Vídeo Universitário. Veja a identificação de cada obra (categoria, origem, duração, diretor) no sítio da Programação. Há participantes de Porto Alegre e de outros Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Bahia).

Além dessas 6 sessões de cinema, foram programadas 3 entrevistas coletivas com os autores da mostra principal (no I.A.D., às 10h, dias 2, 3 e 4). A Cerimônia de Premiação será dia 4, às 19h30, no auditório da UCPel. Finalmente, às 23h, no foyer do Teatro Guarani, a Festa de Encerramento do Festival, com Jam Session de músicos locais e som mecânico.

Ao redor dessas atividades relacionadas com cinema, haverá ainda: show e oficina de capoeira (dia 2, às 19h30), dança africana com o Grupo Odara e 4ª edição do projeto Poesia no Bar (dia 3, às 19h30). No Parque da Baronesa (esq.), o público será recebido por integrantes do Grupo Tholl. Sempre a céu aberto, a estrutura montada inclui:
  • Espaço-Arte Manuel Padeiro, com esculturas de Zezinho dos Santos;
  • Praça de Alimentação com comida vegetariana;
  • Loja do Festival, com venda de artigos personalizados, camisetas e artesanato;
  • Iluminação cênica, aplicada no entorno do Parque;
  • Sessões de Massoterapia, com profissionais do Sítio Saracura;
  • Fogueira Simbólica, em homenagem e reverência à memória dos escravos, seguidores de Manuel Padeiro.

Fotos: J.Gonçalves (1) e Lika Weymar (2)

Nenhum comentário: