domingo, 10 de outubro de 2010

Uma cornucópia de leite feita em casa

Uma fonte de leite foi concebida por um funcionário da Cosulati e montada para o seu estande de vendas na 84ª Expofeira. A tecnologia é a normalmente usada em nossa região: um motor que bombeia o líquido de um balde, passando por um tubo de volta ao mesmo balde.

A imagem de movimento contínuo atrai os sentidos da visão e da audição, sugerindo a abundância infinita do produto, cheio de conotações: comerciais, biológicas, emocionais e até bíblicas (Êxodo 3, 8).

A pesar do bom tempo primaveral e do longo feriadão, a Feira não teve abundância de público pelotense, que não faz seu o interesse pelo trabalho rural e veterinário, pelas gineteadas ou pela música nativista.

O evento do Diário Popular, instalado esta vez dentro do Parque Ildefonso Simões Lopes, se viu prejudicado por afastar-se uns 2 km de seu habitat natural - a Avenida Dom Joaquim - e pela cobrança de entrada (R$ 5), fatores minúsculos mas que afetam o comportamento da classe média-alta.

Como se vê, a abundância não conta sempre com os seus destinatários e o leite sobrante promete ficar coalhado, como a profecia bíblica também ironizou (Isaías 7, 22). A nossa riqueza econômica e humana jorra sem ser desfrutada nem frutificar, uma metáfora de nossa estagnação local e nacional.
Foto de F. A. Vidal

Nenhum comentário: