segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Paula Battipaglia leva Beatles a Porto Alegre

Até dia 20 de outubro próximo, a pelotense Paula da Costa Battipaglia expõe em Porto Alegre sua série de pinturas "Yellow Submarine", que estreou em 2009 no Bar João Gilberto (veja nota). Paula herdou habilidades artísticas e as desenvolve desde criança, ganhando gradualmente asas próprias.
Agora a mostra é apresentada no Café do Porto (Rua Padre Chagas 293, bairro Moinhos de Vento), um verdadeiro ponto de encontro dos intelectuais porto-alegrenses, que está aberto todos os dias, das 8h até a meia-noite (domingos a partir das 10h).

Em 2009, buscando um tema concreto para sua primeira série individual, Paula encontrou-se com a encomenda de pintar uma tela com a imagem Sea of Holes (esq.); essa foi sua primeira pintura desta coleção (dir.).
Para melhor inspirar-se, a artista decidiu ver o filme inteiro, e gostou tanto que a criatividade apaixonada gerou mais e mais quadros, todos reproduzindo cenas do filme inglês de animação. É o caso da imagem "O Quarteto" (acima), alusiva aos próprios Beatles como músicos e/ou à trilha sonora instrumental do filme.
Em 1968, também os Beatles aceitaram participar no filme como encomenda, mas simplesmente emprestando as músicas (todas as vozes dos personagens eram de dubladores ingleses). Mas, quando viram o desenho animado pronto, quiseram aparecer no segmento final com suas caras e vozes reais. Daí saiu o videoclip (sem a graça típica do quarteto) com metade da música All Together Now, criada para The Yellow Submarine.

Nenhum comentário: