sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Marcovaldo encheu o Guarani

"Marcovaldo", o mais recente curta-metragem da Moviola Filmes encheu, nesta quinta (14), o Teatro Guarani com estudantes de cinema, atores, produtores, jornalistas e moradores do Pontal da Barra, uma das locações principais.

O filme foi rodado em diversos pontos de Pelotas, com atores e com celebridades locais, como o grupo Canastra Suja e o deputado Catarina.

Crianças que moram na Barra do Laranjal (e deverão mudar-se para um bairro suburbano por força de uma lei municipal) vieram ao centro da cidade para entrar num cinema por primeira vez na vida.

O que viram no palco do Guarani (que se fez cinema por uma noite) foi uma cena parecida à entrega do Oscar: Cíntia e Rafael iam contando ao público detalhes sobre a produção - como o clipe principal de divulgação - e sobre o espetáculo de estreia, até anunciar o início do filme, com aquele típico suspense do Oscar. Veja detalhes da estreia no blog Moviola Filmes.

Os dois diretores sabem falar com palavras simples, e são bons educadores também, o que ficou claro quando, antes de começar a projeção, pediram que o público não se levantasse no final e esperasse terminarem os créditos, para que víssemos pelo menos quanta gente havia trabalhado no filme.

O cinema comercial nos acostumou a sair correndo, ignorando a música e os nomes dos artistas e técnicos. Mas o cinema artístico requer alguma sensibilidade no espectador, que valorize o que se vê na tela e o que se sente no coração. Sobre isso a Moviola tem muito a nos ensinar e esperamos que essa aprendizagem não acabe nunca. Nova sessão na sexta-feira 20, na SeCult.
Fotos de F. A. Vidal

2 comentários:

Anônimo disse...

Oscar?

Francisco Antônio Vidal disse...

A cena lembrou o formato clássico da entrega do Oscar (minha associação). Foi um modo visual de destacar e promover a estreia. Mas o conteúdo das falas foi mais inforamtivo e educativo.