quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Imagens sonoras

Até 28 de outubro, o saguão do Centro de Integração do MercoSul expõe cerca de vinte banners sobre uma pesquisa musicológica realizada no Rio Grande do Sul.

Somente com recursos visuais, o trabalho relata como a população gaúcha, especialmente a de ascendência teutônica, fazia e ouvia música, desde o século XIX até meados do século XX. O título da exposição: "Imagens sonoras: Iconografia e transações musicais na cultura imigrantista teuto-brasileira" (veja notícia).

Os elementos reproduzidos em grande tamanho (mais de 2 metros de altura) são: fotografias desde 1871 até 1950, partituras impressas, manuscritos e até um disco antigo (de 78 rotações por minuto).

Na foto superior à esquerda, dois registros de como se fazia música em casa, e à direita: homens tomando mate enquanto ouvem o gramofone e um grupo de músicos jovens em São Leopoldo. Outro exemplo é uma página manuscrita do Hino Nacional Brasileiro, publicado num livro alemão (dir.).

Cada figura tem um texto explicativo, feito por um professor do Conservatório de Música da UFPel e dois estudantes. Visitação das 8h às 22h.
Foto de F. A. Vidal

Um comentário:

Anônimo disse...

Título interessante...
bj, Tê!