quinta-feira, 7 de outubro de 2010

50 anos da UCPel

A Universidade Católica de Pelotas completou hoje 50 anos de fundação, e organizou diversas comemorações internas e com a comunidade. A sala de professores do campus I foi recentemente adornada com o número 50 (acima), formado por fotografias de alunos, professores e funcionários.

Por decreto de 7-10-1960, o presidente Juscelino Kubitschek criou a Universidade Católica Sul-Rio-Grandense de Pelotas. Em 1962, o Conselho Universitário simplificou o nome para Universidade Católica de Pelotas, o que foi aprovado por Parecer ministerial nº 180/63. Desde então se usa a sigla "UCPel" (u-cê-pél).

Quatro faculdades de Pelotas, Rio Grande e Bagé foram reunidas para formar uma universidade da Igreja (veja histórico). Até 1977, os reitores foram padres, mas a administração foi entregue a leigos após doze anos de gestão do próprio bispo Dom Antônio Zattera como 3º reitor.

Com toda sua trajetória de expansão, hoje a UCPel ainda é uma universidade pequena e não é administrada com critérios eclesiais (evangelização, amor a Deus e aos irmãos, cultivo da espiritualidade). O cinquentenário toma a instituição de ensino num momento de tensão financeira e organizativa, somada à existência de outras universidades em Pelotas.

Na foto do acervo do curso de Jornalismo (acima), vê-se a construção inicial do prédio C, o maior do hoje chamado campus I, com visão pela Rua Dom Pedro II. À direita, algumas das palmeiras sobreviventes.
Imagens de F. A. Vidal

Nenhum comentário: