domingo, 3 de outubro de 2010

1ª Semana do Charque

O SEBRAE-RS criou em 2008 o projeto Turismo Cultural Sabores da Costa Doce, com 75 pequenas empresas de alimentação de 12 municípios da Região Sul gaúcha.

Um de seus objetivos é implantar o Selo Sabores da Costa Doce, que consolida uma rota de alimentos típicos da região, integrando gastronomia e turismo. Na Costa Doce, poderão apreciar-se culinárias da Europa (pomerana, portuguesa, francesa e alemã) e da África (leia notícia).

Durante a Fenadoce deste ano, esse projeto do SEBRAE lançou o Guia de Restaurantes Temperos & Sabores, formado por 19 restaurantes de Pelotas que promovem o turismo gastronômico na região. Desse grupo, 14 participaram na 1ª Semana do Charque, dentro da semana do Turismo, que finalizou hoje (3) (veja nota).

A Semana do Charque foi criada para resgatar a culinária dos antigos tropeiros gaúchos e para mostrá-la aos forasteiros, especialmente os que chegam atraídos pelo polo naval de Rio Grande (que vai aos poucos incluindo Pelotas). A informação é de Miqueline Poester, nutricionista especialista em Gestão e consultora externa de gastronomia do SEBRAE para este projeto (Diário Popular, 27-09-10, p. 2-3).

Segundo a mesma reportagem da edição impressa do Diário, o Restaurante Rincão Nativo utiliza charque artesanal feito em açougues da cidade, para seus pratos João Trançudo (talharim com charque) e o "arroz carregado" (carreteiro com charque, legumes, carne e linguiça). Na verdade, este alimento é pouco conhecido em Pelotas, enquanto no resto do Brasil se sabe diferenciar entre carne seca, carne de sol e tipos de charque. Nossos restaurantes vendem pouco desses pratos, mas esta boa iniciativa poderá servir-nos para recuperar o que nós mesmos rejeitamos.

Os participantes da 1ª Semana do Charque foram:

Nenhum comentário: