quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Reinaugurado Espaço de Arte do Hospital "Chico"

Quinta-feira (2) o Hospital São Francisco de Paula reinaugurou um espaço de arte, com cinco telas de Maria Lúcia Drummond (dir.).

O Corredor Cultural do "Chico" (como é apelidado o Hospital da UCPel) já era uma das 23 atividades do Movimento de Humanização (leia sobre o projeto) e agora foi reativado, com a coordenação de Orayl Barcellos de Araújo. Até o fim do ano ele planeja expor neste espaço obras de artistas locais como Leyla Lopes e Gracia Casaretto.

Na mesma ocasião, Orayl foi homenageado de surpresa com uma placa especial de agradecimento. Conhecido como filantropo e preservacionista, ele criou a campanha Pronto-Socorro Solidário. Atualmente com 81 anos, ele se emocionou com o reconhecimento público e disse, com alegria, que trabalha com a esperança de nunca cansar, e deseja morrer em plena ação, "de pé, como as árvores" (leia notícia).

Destes cinco quadros de Maria Lúcia, dois ainda não haviam sido expostos, como o das cuias, que aparece mais próximo na foto. Ela mantém a técnica do pastel seco e a temática campeira gaúcha, mas já inicia uma série botânica, impondo a seu talento novos desafios, como a expressão gráfica de sombras, texturas e luminosidades.

A exposição permanece no Corredor do Hospital todo o mês de setembro, com entrada pela rampa da Marechal Deodoro 1123 (sem necessidade de crachá).
Foto de F. A. Vidal

Nenhum comentário: