quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Marcovaldo estreia em outubro

Na quinta-feira 14 de outubro às 20h, a Moviola Filmes estreará o curta-metragem Marcovaldo, a obra mais recente de Cíntia Langie e Rafael Andreazza. A apresentação será num cinema, ou melhor, num ex-cineteatro que não foi demolido nem virou estacionamento (uma façanha, no mundo moderno). Os teasers (videoclipes de antecipação) podem ser vistos no blogue da Moviola. Serão aceitas doações de leite, a modo de ingresso.

Marcovaldo narra um dia completo na vida de um trabalhador popular, um herói brasileiro desconhecido. Em tom documental e com uma estética visual poética, o filme promove a reflexão do espectador, ao apresentar uma realidade invisível para a sociedade em geral.

Por 14 minutos, o velho Teatro Guarani será novamente um cinema de calçada, como ocorria quando cineastas pioneiros mostravam sua ousadia técnica e artística, na década de 1920. Sendo este um filme pelotense, o público se acotovelará na entrada para ver mais esta produção, e o cinema como arte e espetáculo também recuperará o significado de espelho social, onde os cidadãos se veem na tela mágica e se compreendem a si mesmos.

Na quinta-feira 21 de outubro, o filme será apresentado em sessão do projeto Sete Imagens, no salão Bistrô da SeCult, e haverá debate posterior com o público. Nesta segunda ocasião, o Guarani voltará a sentir-se como um cinema, pois a mesma calçada da Lobo da Costa se encherá de pessoas interessadas em falar de cinema, arte e o estudo criativo do ser humano.
Imagens: Moviola

Nenhum comentário: