domingo, 12 de setembro de 2010

35ª Audição de Corais

A UCPel realizou mais uma Audição de Corais Pelotenses, neste fim de semana. A 35ª edição da ACOPEL teve a apresentação de treze conjuntos vocais, dividida em duas noites, de sexta e sábado (10-11).

O auditório Dom Antônio Zattera ficou lotado, especialmente com os numerosos participantes dos corais. O público recebeu um programa impresso com os nomes de todas as canções, mas sem os autores respectivos, nem a identificação escrita do regente de cada coro (veja no sítio da UCPel). A coordenação do encontro foi bastante ágil, conseguindo evitar os clássicos atrasos: os vinte minutos para cada coral foram respeitados com eficiência e sem prejuízo da espontaneidade. O público aplaudia com grande entusiasmo as mostras de maior expressão vocal.

Foi notória a ausência do Coro da Sociedade Música pela Música, o mais numeroso e de ambiciosas metas técnicas em nossa cidade, um hors concours (fora de concorrência) que costumava aparecer na ACOPEL. Ele parece reservar-se para óperas e atuações espetaculares, com a crescente Orquestra Sinfônica. De fato, seus cerca de 60 vocalistas - a maioria com treinamento lírico erudito - fazem parecer injusta uma comparação com grupos de câmara, geralmente com repertório popular.

A 13ª apresentação foi do Grupo Musical Em Canto, da Associação de Aposentados e Pensionistas da UFPel, dirigido por Vera Lúcia Vargas (dir.). Formado por cerca de 25 vozes femininas e por meia dúzia de instrumentistas (teclado e percussão), o grupo "en-cantou" com um pot-pourri de boleros, fórmula simples mas eficaz para agradar uma plateia de amplos interesses.
Foto de F. A. Vidal

Nenhum comentário: