segunda-feira, 16 de agosto de 2010

VI Mostra de Teatro e Dança de Origem Africana

Neste fim de semana (13-14), realizou-se a VI Mostra de Teatro e Dança de Origem Africana, no Teatro do Colégio Gonzaga, com organização do Clube Cultural Fica Ahi e da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro.
Apresentaram-se 130 bailarinos de 9 grupos de dança: 7 de Pelotas, um de São Lourenço do Sul e a companhia uruguaia da bailarina e coreógrafa Natalia Coirolo. Também esteve presente, como convidado especial, Dante Ramón Ledesma, que ressaltou sua luta pelo reconhecimento de todas as raças e manifestações culturais. No meio do público de 450 pessoas (somando os dois dias), representantes do ConCult, da Câmara e da Prefeitura, da UFPel e do Movimento Nacional de Clubes Negros. A informação foi enviada pela produtora Bianca Caetano.

A Mostra se realiza anualmente desde 2004 em diversos locais de Pelotas, sempre em novembro. Em 2009 houve uma variação, quando bailarinos de grupos locais apresentaram, nesse mês, o espetáculo "Maria, Marias" no Rio de Janeiro. Por isso a 6ª versão do evento ficou para 2010.

Entre os objetivos da Mostra: contribuir para o (re) conhecimento da diversidade cultural de Pelotas, do RS e do Brasil, difundir na vida social a identidade da cultura afro-brasileira, valorizar a produção local e regional, estimular a troca de experiências entre seus participantes, facilitar o acesso à cultura, tanto para o público em geral como para os artistas (bailarinos, coreógrafos, atores, diretores, entre outros).

Nenhum comentário: