sábado, 21 de agosto de 2010

Pintura de Fátima Ferreira

Fátima Ferreira inspirou-se na Catedral São Francisco de Paula para produzir um quadro alusivo à recente Semana de Pelotas, de 1 a 7 de julho.

De frente para o templo, ela recortou metade do que via, como todo artista e toda pessoa humana fazem ante uma realidade física ou social. Inclusive os documentaristas - que teoricamente deveriam registrar tudo o possível - fazem segmentações, à base de suas percepções e das mensagens que querem passar.

O recorte feito pela artista juntou parte da fachada da igreja a um farol aceso. Os dois detalhes são reais e se encontram na Praça José Bonifácio, mas os transeuntes não os percebem relacionados. Com esta pintura semidocumental podemos fazer a conexão entre os dois símbolos. Ambos são construções humanas que apontam para o alto, sugerindo relação com o divino. Colocados lado a lado, dialogam de formas novas, que o espectador poderá interpretar livremente.

Fátima é portuguesa, aluna nova do Ateliê Giane Casaretto; apesar de ainda não ter realizado uma mostra individual, desponta como uma criadora com bom trabalho técnico e sensibilidade visual.
Foto: F. A. Vidal

Nenhum comentário: