quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Estúdio Unidança

O Estúdio Unidança apresentou-se na Fábrica Cultural na segunda-feira 26 de julho. Foi a primeira participação deste grupo pelotense no projeto Sete ao Entardecer, que habitualmente não incluía manifestações de dança. A ocasião foi de uma feliz ruptura desta tendência, pois a Unidança tem prática de vários anos e um nível de qualidade que já projetou o nome de Pelotas em âmbitos maiores.
Onze integrantes (três homens e oito mulheres) trouxeram dois tipos de coreografias: um inspirado em bailes ciganos e na tradicional dança do ventre, e outro baseado em ritmos e motivos afrobrasileiros.
Todas as coreografias do grupo são de autoria de Márcia Coelho Loureiro, diretora da escola Unidança (a da esq. na foto acima) e de outras bailarinas do grupo: Carol Pinto, Ândrea Rodrigues da Silva (esq.), Luísa Ruas Oliveira (a do meio, acima) e Paula Rodrigues.
Nesta nota, somente aparecem imagens da primeira parte do espetáculo, que durou em total 50 minutos, de acordo ao formato do Sete ao Entardecer.

Márcia Loureiro (dir.) é bailarina há mais de vinte anos, e em 2002 criou o Estúdio, onde vem ensinando e coreografando em diversos gêneros - jazz, contemporâneo, estilo livre e de salão - com preferência para o moderno e as diversas influências culturais.
Suas alunas são donas de casa que buscam expressão na dança, crianças que mostram talentos precoces, e jovens de altas aspirações que preferem superar o balê clássico e compor criações próprias.
O grupo é misto em idades, desde crianças a adultos, e todos mostram uma alta motivação para aprender passos exigentes e mostrar ao público espetáculos com novidades.
Cada segmento de bailarinos diferencia-se marcadamente um do outro: os homens são masculinos e as mulheres são femininas, sendo que o erotismo está presente nas maiores de idade e a alegria mais enfatizada nas crianças. No véu wings dourado (abaixo), Rosemary Azzario Almeida.
Atualmente a sede do Estúdio Unidança se encontra na Rua Voluntários 593 (entre Santa Cruz e Almirante Barroso).
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: