terça-feira, 3 de agosto de 2010

Caro Nome, com Carla Domingues

Este domingo (1), Carla Domingues foi uma das solistas em nova edição dos Concertos Comunitários Zaffari, realizada no Parque Fenac de Novo Hamburgo. Regidos por Benito Juarez, apresentaram-se também os solistas Adriana de Almeida e Marcello Vannucci, com o Coral e Orquestra Filarmônica da PUC-RS e o Ballet Concerto.

Carla tem elevado seu desempenho, sendo um dos valores jovens em ascensão, entre os cantores gaúchos (veja currículo). Ela se formou no Conservatório de Música da UFPel, em dezembro de 2005, e seguiu aperfeiçoando-se, obtendo mestrado na UDESC e estudos na Espanha. Acaba de gravar em São Paulo seu primeiro CD em estúdio: "Symphony of Good", de Jean Goldenbaum. Hoje ela é professora de canto na Camerata Florianópolis. Mas não perde o contato com Pelotas e segue atuando com a orquestra Música pela Música, como tem ocorrido em apresentações na Fenadoce.

Pelotas pode dar uma boa formação inicial a seus talentos líricos, mas hoje não está à altura sequer de uma capital brasileira, como pode ter sido no passado. Temos músicos e salas, mas não há condições de montar-se uma ópera, por exemplo. Falta o interesse político, empresarial e educacional.

Neste vídeo, Carla Domingues interpreta Gilda na ária "Caro Nome", da ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi, sob regência de Jeferson Della Rocca. Observa-se a boa qualidade orquestral, e o entusiasmo do público com expressões deste tipo. Teatro Ademir Rosa, Florianópolis (SC), novembro de 2006.

Nenhum comentário: