quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sete Imagens abriu 2010 com dois curtas

Esta tarde, a primeira sessão de 2010 do projeto Sete Imagens apresentou dois curtas-metragens: "E se um pedaço de carne voasse pela janela", de Eduardo Resing, e "Só", de Eleonora Loner Coutinho, ambos alunos do curso de cinema da UFPel. Este ano, foram selecionados oito filmes produzidos em Pelotas, que serão projetados e debatidos na última quinta de cada mês, de julho a novembro.
O primeiro curta - o de nome longo - conta o que acontece quando um jovem atira pela janela do seu apartamento um pedaço de carne, numa cidade em que há muitos cachorros sem dono. O relato apresenta os três personagens homens, as ações de cada um, e os três desfechos pessoais. O primeiro joga a carne, com a boa intenção de alimentar um cachorro que passa; o segundo é o dono, que mora no mesmo edifício, e o terceiro é quem mora na casa defronte, um neurótico obsessivo que se irrita com a desordem feita pelo animal nos sacos de lixo. Em somente 8 minutos, o diretor apresenta, com recursos simples, o inesperado conflito e sua tripla resolução. A história desnuda erros, angústias e carências dos humanos, deixando em segundo plano o tema do maltrato animal.
O curta de nome curto se baseia num livro virtual escrito em 2008 por Alércio Pereira Júnior em seu blogue Um Eu Pensante. O Amigos de Pelotas divulgou o texto em 2009 (leia a nota). Por convite de Eleonora, Alércio escreveu também o roteiro de "Só".
Trata-se de um solitário depressivo, que sente a proximidade da morte e mediante o sexo tem a vida por um fio. O final não é explícito mas já estava sugerido no relato, que deixa o espectador pensando desde o início ao repentino fim. Boas imagens no Valverde (dir.), com alguns problemas técnicos (áudio e nitidez visual).
Os colegas de turma Eduardo e Leonora já haviam produzido juntos a websérie satírica "O Recheio Varia" (esq.), publicitada em 2009 como uma novela de internet em 4 episódios. Veja estes filmes de Eleonora no seu blogue-portfólio.
Foto de divulgação (DP)

Nenhum comentário: