sexta-feira, 23 de julho de 2010

Primeiras pinturas de Henrique Amaral


Henrique Almeida Amaral é um pintor autodidata que, desde esta segunda (26) e até 13 de agosto, apresenta sua primeira exposição, “Da Forma à Forma”, na Galeria de Arte da UCPel. Ele começou desenhando segundo padrões formais, tomou as tintas em 2003, e desde então seus traços se libertaram das correções e retidões – segundo ele, ligadas à influência paterna.

Nesta nova fase, cores e formas sem lógica não parecem deixar uma mensagem clara, num ar de ingenuidade psicodélica, talvez misturando surrealismo com impressionismo. Sua mão é fisicamente muito firme, treinada com instrumentos duros e formalistas como o lápis, mas seus conteúdos são voláteis e desconectados como os sonhos, convidando o espectador não a pensar, mas a voar, fugir, enlouquecer, imaginar o impossível.

Diz Henrique criar suas obras a partir de uma visão crítica da sociedade, "procurando transpor angústias e reflexões frente ao cotidiano, transformando-as em um reflexo da complexa forma de vida que levamos”. Ele espera instigar o público da Galeria, segundo disse à reportagem da UCPel.

A Galeria de Arte fica no saguão do Campus I e está aberta nos horários da Universidade: de segunda a sexta das 8h às 22h, e sábados até 13h.
Fotos: Wilson Lima (UCPel)

Um comentário:

CRIS disse...

VISITEI A EXPOSIÇÃO, E REALMENTE É SURPREENDENTE O TRABALHO DO ARTISTA.
DIFERE DO QUE OS OLHOS ESTÃO ACOSTUMADOS, A COR FOI O QUE ME CHAMOU + ATENÇÃO, ALÉM É CLARO DO INEDITISMO DAS OBRAS. PARABÉNS!