segunda-feira, 12 de julho de 2010

Lembranças de Pelotas na Feira Bem da Terra

Os times daqui motivam mais aos pelotenses que aos turistas.
Terça passada (6), dona Lisete (esq.) vendia artesanato em tecido, na feira ecológica Bem da Terra, junto a outros empreendedores apoiados pelo NESIC (Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas) da UCPel.

Na primeira terça-feira de cada mês, artesãos em roupas, bonsais, bijuteria, brinquedos e alimentos naturais expõem o fruto de seu trabalho e de sua formação como microempresários.

A atividade vem realizando-se desde 2009, sob a coordenação de Antônio Augusto Cruz, profissional encarregado do núcleo de apoio a cooperativas, mais conhecido como "incubadora" da Universidade Católica. Em julho, a data da Feira caiu dentro da Semana de Pelotas, que lembra a fundação da Freguesia de São Francisco de Paula em 1812.

Dona Lisete e outras trabalhadoras, da cooperativa Copresul, desenham alguns motivos ligados a nossa cidade, como o brasão do município e escudos dos nossos três times de futebol. Na foto acima, representações do Brasil, do Farroupilha e do Pelotas.

Inter e Grêmio vendem mais que os times do interior.
Perguntada sobre qual desses três o público prefere, ela diplomaticamente respondeu: “Está entre o Brasil e o Pelotas, mas o que mais sai é o do Grêmio”.

Num país tão grande como o Brasil, é normal que a mídia das capitais conduza as tendências sociais nas cidades do interior, mesmo que estas tenham duzentos anos e fortes tradições próprias, como a nossa. Ao redor de Porto Alegre, os municípios têm ainda menos chances de ter um time local que seja conhecido além de suas fronteiras.
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: