quarta-feira, 21 de julho de 2010

Grupo de câmara de Rio Branco, Acre

Esta noite apresentou-se, por primeira vez em Pelotas, a CamerAcre Uirapuru, agrupação de música de câmara formada por alunos e professores da Universidade Federal do Acre (UFAC). O grupo nasceu em 2009, da mão do professor Marcelo Brum, pianista graduado no Conservatório de Música da UFPel.

Após concluir um mestrado no Rio de Janeiro, Marcelo foi trabalhar em Rio Branco e, por convite de uma universidade peruana, montou uma orquestra de câmara, com os músicos que encontrou na Universidade.

Como o curso de Licenciatura em Música era muito novo (nasceu em 2007), ainda não tinha alunos formados, e muitos músicos eram autodidatas e não contavam com professores para seus instrumentos (atualmente, a UFAC somente tem aulas formais de piano e de violão). Assim, a camerata ficou de início com um violonista, um flautista, um violoncelista, um percussionista, cantores e pianista. E o que começou de improviso hoje é um projeto que segue ampliando-se em alcance, exigência e qualidade (leia descrição da turnê).

O jornal rio-grandino Agora registra hoje a apresentação feita ontem (20) na Escola de Belas Artes (leia artigo), onde o grupo deu a partida de sua turnê pelo sul do Brasil. O próximo espetáculo em Pelotas será neste sábado (24) no I.A.D.

Eles viajaram mais de 4 mil km para chegar aqui (não 40 mil, como saiu no Diário Popular de hoje). O professor Marcelo Brum (esq.) falou sobre este projeto na TV acreana (veja entrevista).

O recital desta fria noite preencheu metade do auditório Milton de Lemos, com um público que ficou impressionado com a dedicação, criatividade e amor dos músicos pelo seu ofício.

Na primeira parte (dir.), quatro integrantes da agrupação (que conformam o Subtilior Ensemble, fundado em 2008) apresentaram música renascentista europeia: um trecho para alaúde e seis canções antigas (séculos XIV-XVII, de Tromboncino, do Cancioneiro de Elvas e do Llibre Vermell), com acompanhamento de percussão histórica.

Na segunda parte, apresentou-se o conjunto completo (a CamerAcre Uirapuru, que se constituiu em 2009). Seu repertório concentra-se em música brasileira erudita (inspirada na Amazônia, especialmente) e popular. Eles mesmos fazem os arranjos, considerando quem são os atuais componentes e suas capacidades: Ciro Quintanna no violão, Máximo Lopes no violoncelo, João Gabriel Brito na percussão, Douglas Marques (cantor e alaudista, que fundou o Subtilior Ensemble), Marcelo Brum no piano, e as vozes de Luthiene Bittencourt e Afonso Portela. O flautista do grupo não pôde vir na turnê ao sul, e sua parte foi interpretada, nesta ocasião, por Gabriela Roehrs.
Os oito músicos criaram, surpreendendo o público de saída, uma ambientação com cantos de pássaros, mediante percussões, assobios e diversas onomatopeias. A selva sonora serviu de preâmbulo para que Luthiene cantasse sete das Lendas Amazônicas, de Waldemar Henrique (leia artigo sobre as Lendas), sempre com acompanhamento do conjunto.
Seguiu-se o Trenzinho Caipira, de Villa-Lobos, em arranjo de Marcelo Brum para 5 instrumentistas e trio vocal. O programa foi completado com três canções populares, arranjados para a mesma formação: Vira Virou, Conversa de Botequim e Pinga com Limão. A plateia aplaudiu com emoção, devolvendo aos músicos o entusiasmo demonstrado por eles.
Fotos: Talita Oliveira (1) e F. A. Vidal (3-4)
Vídeo: Pinga com Limão (Coral da U. F. de Viçosa, MG)

Nenhum comentário: