segunda-feira, 7 de junho de 2010

Rubens Filho fala sobre liberdade de imprensa

"Liberdade de imprensa e saúde mental em Pelotas" é o título da palestra que Rubens Amador Filho fará esta quarta-feira (9-6) no auditório da Sociedade Científica Sigmund Freud.

Rubens informou que falará sobre o trabalho desenvolvido pelo blogue Amigos de Pelotas e analisará a cobertura da imprensa pelotense (entenda-se "Diário Popular e colunistas sociais", que ele inclui no mesmo estilo jornalístico). Em sua exposição, ele espera mostrar como o medo de opinar em público e a desinformação podem estar entravando o desenvolvimento da cidade.

Em conversa no Café Aquários (esq.), ele me explicou que passa por medos, raivas e cansaço, mas também se sente estimulado a trabalhar neste eixo catártico (o da liberdade de expressão), que - como pelotense assumido - ele considera primordial. Na verdade, trata-se de um exercício liberador de travas que, em si mesmo, não traz soluções reais, mas permite o trabalho posterior, de reconstrução de uma cidade estagnada e decaída.

A Sigmund Freud, agrupação de profissionais "psi", é a terceira instituição que o jornalista visita para conversar sobre a livre expressão em Pelotas. Anteriormente ele já havia palestrado a duas turmas da Universidade Anhanguera e ante um grupo do Rotary.

Nesta ocasião, o livro "Amigos de Pelotas.com" estará à venda e seu editor, Marcos Macedo, também falará sobre a obra. Além de Rubens e Marcos, uma dúzia de colaboradores escreve neste livro, ilustrando e resumindo o primeiro ano do blogue. A palestra começa às 20h, na sala 302 do Edifício Everest, Princesa Isabel 180, esquina Gonçalves Chaves.
Foto de F. A. Vidal

Nenhum comentário: