quinta-feira, 10 de junho de 2010

Latino-América Trio na Casa do Capitão

Nesta sexta-feira (11), o Instituto João Simões Lopes Neto retoma o projeto Música na Casa do Capitão, iniciado em 2009. Uma vez por mês, a casa recebe artistas locais, novos ou consagrados, geralmente com pouca visibilidade nos meios de comunicação, mas sempre de boa qualidade.

Nesta ocasião, os convidados são o Latino-América Trio (esq.), constituído pelos violonistas José Daniel Telles dos Santos e Alexandre Simon e o percussionista Rodrigo Baraka. Na foto: José Daniel à esquerda, Rodrigo no meio, Alexandre à direita.

O grupo surgiu em 2008 como um duo de violões, no Conservatório de Música de Pelotas; apesar disso, se define como rio-grandino. Desde então, seus integrantes - que não são pelotenses - têm realizado apresentações em Rio Grande, Santa Maria, São Paulo e Montevidéu. José Daniel é professor e produtor musical, e Alexandre compõe música camerística, especialmente para violão.

Integrando suas diversas raízes pessoais, mais seus estudos e pesquisas nas respectivas áreas, os instrumentistas aproximam música erudita e folclórica, brasileira e hispânica. Melodias de Pixinguinha ou Piazzola reúnem-se com ritmos populares latino-americanos ou com trechos de autores eruditos. Veja um exemplo no vídeo abaixo, gravado em Santa Maria (mais informações no blogue Latino-América Trio).

Em espanhol, o nome próprio Latinoamérica usa-se com o adjetivo latinoamericano (sem hífen). O mesmo ocorre com Sudamérica e Norteamérica. No entanto, em português somente temos expressões compostas como "América Latina" e "América do Sul", de onde saem os adjetivos "latino-americano" e "sul-americano" (sempre com hífen). Latino-América vem a ser uma talentosa forma de integração em nosso continente ainda tão fragmentado.

Nenhum comentário: