quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fotografias de reflexos no Corredor Arte


A artista plástica Helena Dias é paulista radicada em Pelotas; ela veio estudar na UFPel, formou-se e ficou trabalhando. Suas criações e seu trabalho docente são na área da fotografia, onde descobriu o inusitado interesse dos reflexos escondidos na visualidade cotidiana. Captando, sem a intenção, o próprio reflexo em uma foto, Helena gostou e começou a buscar resultados parecidos, com fotos em vários ângulos e locais, analisando cores e formas refletidas no suporte.

As fotos de reflexos fazem uma nova leitura do cotidiano, registrando imagens fugazes (de breve duração) e pouco percebidas pela consciência, mas que estão praticamente em todo lugar. Diz Helena que a ideia de trabalhar com reflexos vem sempre acompanhada de uma fantasia provocada pela casualidade.

Esta é a sensação que o visitante poderá vivenciar na exposição “Espectro”, terceira coletânea de fotografias com esta inspiração, realizada neste mês no Corredor Arte do Hospital Escola UFPel/FAU.

Nessas fotografias, que às vezes podem parecer muito óbvias ou realistas, as sobreposições de informações geram muitos níveis de percepção, que podem gerar confusão ou interesse pelo que está além do evidente. “Se a pessoa olhar atentamente, vai achar intrigante, vai gerar questionamentos”, comenta a artista. As imagens podem ser observadas de diferentes perspectivas, pois a informação não é percebida no primeiro olhar.
Nossa percepção costuma selecionar um foco, descartando os demais, mas a fotografia permite observar todos eles alternativamente; daí o interesse de uma exposição como esta, que contenha também alguma explicação, seja escrita ou de algum mediador. Foi o que ocorreu em 2009, na inauguração da mostra "Espectro II", em que Helena se encontrava presente, disposta a comentar as obras (veja a nota).

Compare uma daquelas fotos (esq.) com a tomada há duas semanas, no Corredor Arte. Na primeira (clique para ampliar), superpõem-se a imagem da autora da fotografia (Helena, no centro) sendo fotografada pela amiga, com a câmara na mão. Na outra (abaixo), mesclam-se as figuras da pessoa observadora e seu reflexo, os variados níveis da imagem original e os imperceptíveis reflexos gerados pelo vidro.
A exposição, que pode ser visitada até a próxima terça-feira (20), reúne fotos de exposições anteriores da artista, como a Bienal do Mercosul, "Arte no Porto II" e a aludida acima.
Imagens: Corredor Arte

Nenhum comentário: