sexta-feira, 2 de abril de 2010

Agenda de abril

Ontem (1) estreou, na coluna direita do blogue, a agenda Palestras e espetáculos, destinada a eventos culturais com hora marcada: conferências, espetáculos em geral, inaugurações, lançamentos de livros, filmes fora do circuito comercial. Outra agenda será feita, na mesma coluna, para eventos de horário amplo, como feiras, congressos e exposições. O cinema comercial terá um link à parte.

Para saber mais sobre um evento, clique uma vez sobre a chamada e aparecerão horário, lugar, preço e outros detalhes. Para fechar a informação, clique outra vez sobre ela. Se rolar adiante ou atrás, poderá ver dados de eventos futuros ou antigos.

A informação provém dos jornais de Pelotas, da internet e de anúncios enviados pelos organizadores. Não indicarei a origem, mas checarei os dados em pelo menos duas fontes, quando não for direta dos encarregados.

A Agenda Google está sendo usada neste blogue de modo pioneiro. Somente um blog pelotense utiliza, há poucos meses, esse recurso (para divulgação própria): Galeria do IAD. Os sítios culturais pelotenses fazem anúncios e notas com texto, mas não utilizam agenda gráfica. A ideia provém de um blogue chamado Agenda Cultural do Brasil, que tem a ambiciosa meta de reunir as agendas de todo o país nesta área.

O sentido interativo da agenda, que inaugura o segundo ano de existência deste blogue, é orientar os leitores pelotenses para que possam ir aos eventos que serão comentados aqui, em vez de somente ler as análises posteriores. Quem quiser conhecer a vida de Pelotas e valorizar seu capital cultural está convidado a participar como espectador e enviar também seu material escrito ou gráfico.

Nenhum comentário: