sexta-feira, 5 de março de 2010

Sete Imagens de 2009

O Projeto Sete Imagens nasceu em 2008, como uma parceria entre o Teatro Sete de Abril, administrado pela SeCult, o Curso de Cinema e Animação da UFPEL e o IF-Sul. Nesse primeiro ano, foram realizadas sete sessões de debate sobre produção local em vídeo e cinema, seguindo-se o formato aproximado de 15 minutos de projeção e 45 de discussão.

Em 2009, a segunda edição do Projeto quis incluir novas propostas estéticas e técnicas (não somente cinema, e não somente da zona de Pelotas), renovando e ampliando a ideia do Sete Imagens, com o mesmo formato básico dos encontros: debate sobre produções audiovisuais gaúchas (veja explicação). As novidades artísticas ficaram por conta do stop motion e da videoarte.

Esse ano, foram recebidas 17 inscrições provenientes de diversas zonas do Estado e foram selecionadas seis, para um ritmo de uma sessão por mês, de maio a novembro, com a primeira delas destinada a produção universitária. A frequência só foi interrompida pelas medidas de proteção contra a Gripe A: com a suspensão de reuniões em ambientes fechados, o programa de agosto foi transferido para dezembro.

Em maio (28), a reestreia do Projeto apresentou sete curtas-metragens de alunos da UFPel.

Em junho (18), Causos de Gaudério, três curtas do estúdio profissional Animatchê: "O Chimarrão" (vídeo abaixo), "Tirando leite" e "Dia de Tosquia" foram feitos em animação stop motion (filmagem quadro a quadro, de modelos feitos de diversos materiais, como massa de modelar e látex). Na ocasião, foram expostos no saguão do Sete de Abril os bonecos e cenários utilizados. O Animatchê e seus artistas são daqui de Pelotas.

Em julho (23), o diretor Bruno Carvalho trouxe de Porto Alegre o curta Do mesmo lado do muro, produção de 2008 da Regra Três Filmes.

Em setembro (17), a produtora Moviola apresentou Futebol, Sociedade Anônima, curta de ficção ambientado no bairro Simões Lopes, com lançamento do vídeoclip de Edu daMatta "Passa a Bola" (veja). A numerosa equipe esteve quase toda no palco do teatro participando no debate.

Em outubro vimos Fome de quê, curta de Luiz Alberto Cassol, que conseguiu duas semanas em cartaz em uma sala comercial de Santa Maria e a participação num concurso argentino (veja o blogue do diretor: Filmes de Junho). Ao debate em Pelotas somente veio o ator principal, Joel Cambraia.

Em novembro (19) foi a vez de Bruno Carvalho trazer um segundo curta produzido em Porto Alegre, também com personagens adolescentes: Gol a gol. Comentado aqui no blogue (veja nota).

Em dezembro (10) foram projetados os quatro vídeos de Martha Gofre (Maresia; Blow in) e Kelly Xavier (Crepúsculo; Duplo). A videoarte são obras audiovisuais com imagens em movimento, realizadas por artistas plásticos, como parte de obras visuais e espaciais (veja uma definição); não sendo arte cinematográfica, não estão feitas para serem projetadas em salas de cinema. Também não são "vídeo-arte", como se a expressão fosse análoga a "cine-arte". No entanto, as 4 obras aqui mencionadas têm sido expostas em sessões de cinema especiais.

Todos estes filmes podem ser vistos no Memorial Theatro Sete de Abril, Rua Quinze de Novembro 560A, de 14h a 18h (não disponíveis para venda nem cópia). Os que podem encontrar-se na internet são os citados "Gol a Gol" e os do grupo Animatchê.

Nenhum comentário: