sábado, 13 de março de 2010

Festival de Cinema não incluiu Pelotas

O 6º Festival de Verão de Cinema Internacional está realizando-se no Rio Grande do Sul de 11 a 18 de março, com apresentação de uma centena de filmes inéditos e a presença de profissionais do cinema (diretores, produtores, roteiristas e atores) de vários países.

Promovido pela Panda Filmes desde 2005, o festival traz anualmente várias dezenas de filmes novos, apresentados em Porto Alegre e cidades do interior, além de atividades paralelas gratuitas, como aulas magnas e workshops. Hoje de manhã, o cineasta Marcos Jorge palestrou sobre "Direção e experiências de filmagem" no auditório da FAMECOS da PUC-RS.

Este ano, os 108 filmes se distribuem em várias mostras:

  • principal, com vários gêneros e origens (45),
  • Mundo, com filmes alemães, franceses, poloneses, portugueses, argentinos, uruguaios, sul-coreanos (27),
  • universitária (16),
  • Godard 1961-1965 (5),
  • ambiental (3) e
  • Quinto Festival (12).

Na mostra principal encontra-se "Tudo pode dar certo" (2009), o último filme de Woody Allen (dir.) ainda não conhecido no Brasil (veja comentário no blogue A Sétima Arte).

Somente uma parte desses filmes é exibida fora de Porto Alegre. Veja aqui a programação do festival. Participam 9 cinemas do circuito da capital, 7 do interior do Estado e um itinerante. Há sessões com debates. São tantos filmes que, se alguém quiser ver um especificamente, terá que viajar à cidade onde estiver sendo exibido.

Este ano, nossa cidade não foi incluída no circuito do interior, mas os pelotenses que viajarem ao Cassino poderão ver meia dúzia de filmes, nos horários de 19h e 21h: sexta, sábado e domingo (amanhã), terça, quarta e quinta. Exigimos uma explicação.

Nenhum comentário: