sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vítor Ramil fala de sua obra literária

A produtora Moviola tem um programa semanal na Rádio Com, dedicado a falar de cinema, mas que conversa com artistas e intelectuais, com o cinema como ponto de partida (ou de chegada). Às vezes são editados vídeos com partes de um programa. O Programa Moviola vai ao ar toda segunda-feira, das 22h30 à meia-noite, podendo ser ouvido no ar (104.5 FM) e no sítio web da Rádio Com.

Como não se está filmando um programa de TV, o documentário aparenta ter descuidos visuais (como uma pobre iluminação), mas lembre que a filmagem foi feita num programa de rádio e o uso da câmara representa um "espectador" no estúdio, concentrado nas palavras e não nos gestos. A apresentação é feita por Alexandre Matos e mais adiante aparece a voz de Cíntia Langie, diretora da Moviola.

Com três canções de Ramil como fundo, o tratamento das imagens urbanas quer sugerir uma transcrição de Satolep ao cinema (repare na Catedral, a Prefeitura, o Café Aquários). O livro saiu em 2008 (foi terminado em 2007). O escritor-músico redige com imaginação cinematográfica, mas não com o objetivo de ser filmado; em todo caso, Vítor acha que mereceria, pelo menos, uma superprodução e que Wim Wenders seria o cineasta que "poderia dar conta da questão humana, interna, da obra".

A cidade é uma extensão da família da gente. Pra mim é importante ter uma boa relação com a cidade, que ela saiba o quanto eu gosto dela e que eu sinta também que a cidade gosta de mim. Com Satolep houve esse retorno com a cidade.


Nenhum comentário: