quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Primeiro blogue gastronômico

Há dois meses apareceu o primeiro blogue pelotense de crítica de restaurantes, o Vigília Gastronômica.

Foi criado por seis amigos que comentam, sem pretensões e com bom humor, suas visitas a casas de comida e bebida, às vezes elogiando com diplomacia, às vezes desnudando a má qualidade do atendimento, da comida ou do preço - mas sempre com fundamento. Afinal, a comida é o único estímulo humano que entra pela boca e pelos olhos, e gera controvérsias.

O sexteto de vigilantes é o seguinte: Ana Marafiga, designer, Charles Huber, professor universitário, Daniel Costa, formando de jornalismo, Gonçalo Cholant, professor de inglês, Guilherme Corrêa, mestrando em computação, e Paula Gracioli, estudante de jornalismo.

O ritmo de postagem em novembro foi a cada 2 ou 3 dias; em dezembro dilatou-se para uma semana. A nota mais interessante - em texto e fotos - foi uma comparação dos dois sushi-bars que há em Pelotas: o Shanghay (dir.) e o Luna Inti (leia).
A nota mais recente foi sobre os pastéis recheadíssimos do Komilãw (foto abaixo).

Diz Guilherme no primeiro post: Inicialmente, a intenção foi focar apenas em locais públicos - bares, botecos, restaurantes e afins - e publicar críticas, levando em consideração a qualidade, o preço, o atendimento e o ambiente. Logo em seguida, surgiu a idéia de escrever resenhas a respeito dos pratos que o próprio grupo prepara, passando para o leitor, não só a receita básica mas, também, dicas que podem ser úteis na hora de cozinhar.

Se bem o blogue está dirigido basicamente aos pelotenses, as regras incluem relatar visitas gastronômicas fora de Pelotas. Charles foi o primeiro a cumprir essa espécie de exceção, e comentou sobre o Eis, uma sorveteria da cidade de Birkenfeld (se alguém passar pelo sul da Alemanha, não custa nada conferir). Guilherme apresentou o PratBurger, de Porto Alegre.

Os guris estão no gmail, no Twitter, no Orkut e no Flickr (veja os contatos). E aceitam convites para jantar... na sua casa ou no seu restaurante! Não se acanhe, eles são muito simpáticos.

Valorizando que eles armaram o primeiro blogue gastronômico, vale destacar que a crítica de restaurantes pelotenses na internet foi iniciada em agosto de 2008 pelo blogue Amigos de Pelotas (colunista Slow Food).
Fotos: blogue VG

Nenhum comentário: