segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mais Bianca, mais Pelotas

Quem lê jornal em Pelotas deve ter sentido a falta do nome de Bianca Zanella Ribeiro na área cultural, há algumas semanas. Sem que o Diário Popular explicasse nada, o leitor atento percebeu a ausência da jovem e talentosa jornalista, por ela confirmada somente mediante uma nota no seu blogue Portifólio Online, aquele mesmo que ela deixara de lado em julho. Há 9 meses fiz aqui uma história de seu trabalho (leia).

Bianca continua em Pelotas num novo projeto, o Pelotas Mais, no ar desde hoje às 18h (esq.). O sítio jornalístico foi criado pela RBS para competir com os jornais eletrônicos já existentes, ao mesmo tempo que o sistema de correspondentes de Zero Hora no interior do Estado começa a se reformular.
Na editoria de Cidades de ZH, já existia a seção "Mais Canoas", e agora a ideia é reaplicada em Pelotas como um experimento piloto: as notícias serão feitas por colaborações dos leitores e por contatos amistosos com outros sítios, sem mais jornalistas.
O trabalho profissional fica a cargo somente da jornalista administradora. Bianca tem um computador fixo no estúdio jornalístico da TV Tuiuti - Hipólito José da Costa 155, Areal (dir.) -, mas circulará pela cidade e editará as notícias desde qualquer ponto, dando preferência às fotos dos leitores. Como uma âncora do veículo, ela se fará presente em diversos pontos, estimulando a participação e a colaboração dos leitores, no centro e nos bairros.
Como se trata de um sítio "pelotense", com total autonomia de conteúdo em relação ao jornal, as notícias não irão às edições impressas da RBS nem ao portal da internet. Desde agora, as notícias de Pelotas para Zero Hora serão cobertas pelo correspondente em Rio Grande e pelo fotógrafo de ZH em Pelotas, Nauro Jr. (autor da foto principal acima), que também colabora com o Pelotas Mais.
A vantagem é que desde hoje, com o novo espaço virtual, todas as notícias geradas aqui serão aproveitadas para publicação, enquanto no sistema tradicional muitas notas escritas pelo correspondente eram descartadas pela central de Porto Alegre. Possíveis desvantagens: saturação informativa de muitos veículos para poucos leitores, excesso de trabalho para a única jornalista, menor valorização do trabalho jornalístico profissional. Se a nova mexida no espaço midiático der certo e melhorar a nossa cidade, o experimento será continuado em outras zonas gaúchas e, com certeza, a pioneira Bianca estará lá para supervisionar.
Fotos de Nauro Júnior (1-2) e F. A. Vidal (3)

Nenhum comentário: