sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Graduação do tenor João Ferreira Filho










O recital de graduação de João Ferreira Filho será realizado hoje (18) às 20h30min no Salão Milton de Lemos. O Conservatório de Música informou que na ocasião ele será acompanhado pelo pianista Carlos Morejano e por outros músicos convidados.

Há dez anos, o tenor entrou no coro da Sociedade Pelotense Música pela Música, aos 19 anos de idade. Começou aulas de canto em 2001, com o maestro Sérgio Sisto. Com sua voz já pronta para a lírica, passou a desempenhar-se como solista, em recitais e numa ópera (La Traviata, com a OSPA, em 2003). Paralelamente ao canto erudito, atua como solista vocal, tecladista e baixista em dois grupos católicos: o Eterna Aliança e o AlfaOmega.

Em 2004, iniciou o curso de Canto no Conservatório da UFPel, que agora termina, com vasta experiência prévia nos palcos e em estúdio. Tem-se destacado em zarzuelas, canzonettas e no papel de Tamino (A Flauta Mágica, de Mozart).
Em 2007 foi um dos tenores pré-selecionados para o papel de Alfredo (La Traviata, de Verdi), no concurso Aldo Baldin, em Florianópolis. Um dos trechos que ele apresentou na ocasião, O mio rimorso (abaixo), é uma cabaletta, solo mais acelerado e intenso após uma ária com o mesmo personagem.
Oh mio rimorso! Oh infamia! Io vissi in tale errore!
Ma il turpe sogno a frangere il ver mi balenò!
Per poco in seno acquetati, o grido o grido dell' onore;
m'avrai securo vindice; quest' onta laverò.
Oh mio rossor! Oh infamia! Ah, si, quest' onta laverò.

Nenhum comentário: