quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cores no Corredor prenunciam o Natal

Aproximando-se o Natal, o Corredor Arte reuniu quadros de duas pintoras, Zulma e Alessandra Moura (esq.). Elas são mãe e filha, começaram a pintar juntas há quatro anos no ateliê Dekorart, e até hoje estudam ali.
Entre as ideias que aparecem das colegas de pintura no ateliê, elas aprenderam que as cores têm um efeito psicológico e fisiológico sobre as pessoas.
As cores influem sobre as emoções, seja estimulando ou acalmando. Essa noção se nota bem nestas 30 obras, várias das quais foram sendo compradas, já no momento da montagem, por funcionários e pacientes. Além das instigantes formas e cores, a fórmula parece ter sido fixar um preço acessível (abaixo de R$ 50).
Zulma prefere imagens semifigurativas, como os instigantes "Rostos" (acima) e um "Nu" curiosamente assexuado (dir.).
Alessandra trabalha mais com abstrações puras (esq.) No quadro "Mundo" (abaixo), a sutil alusão parece ser ao planeta Terra, necessitado de nossos cuidados. No entanto, sem esse título o observador poderia fazer conexões mais livres.
“Esperamos que as pessoas que transitam pelo corredor tenham um pouco de alegria, pelo menos para os olhos, e se sintam em um ambiente agradável, que transmita alguma coisa boa”, explica Alessandra.

O Corredor Arte proporciona ao hospital um ambiente acolhedor e ao mesmo tempo em constante renovação e de grande diversidade de obras e artistas. As amostras estiveram mudando a cada quinze dias, desde o início do projeto no ano 2000, mas desde agora elas ficarão 3 semanas em exposição. Nem em fevereiro as exposições se interrompem, totalizando umas 22 mostras inscritas por ano (desde 2010, serão em torno de 18).
A presente série se encontra até hoje (16) no corredor principal do Hospital Escola, Rua Professor Araújo quase esquina General Neto.
Fotos: Corredor Arte (1-4) e F.A. Vidal (5)

Nenhum comentário: