terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cidade de enchentes

Em dezembro, várias exposições e encontros culturais foram realizados nos espaços de convivência da Universidade Católica. Uma dessas atividades foi uma exposição de fotografias sob o título "Pelotas, cidade de enchentes".

O projeto assinado por Diogo Salaberry, aluno do Jornalismo da UCPel, incluiu três colegas fotógrafos: Marcel Ávila, Felipe Nyland e Solano Ferreira.

Todos eles cobriram para a imprensa escrita (Diário Popular e Zero Hora) as inundações de janeiro passado e publicaram seus trabalhos nesses meios (impresso e eletrônico), inseridos nas notícias. A exposição começou dia 9 de dezembro no campus II e terminou dia 17 no campus I.

As enchentes são um problema da humanidade há milênios e rendem fotografias de todo tipo. Esta série mostra em somente 28 imagens aspectos dramáticos e/ou estéticos, mas cotidianos em nossa cidade, como o contato sensorial com a água (fotos maiores, de Marcel Ávila), reflexos de simetria (à esq., foto de Solano Ferreira) e um desnível paradoxal (foto menor). Todas estas são fotos de fotos.

Sendo Pelotas um lugar baixo, chuvoso e próximo a banhados e ao mar, expõe-se permanentemente ao problema físico e social que advém das inundações, sem contar o aspecto psicológico, nunca bastante considerado e resolvido (perdas e renovações, afogamentos, frio, isolamento e necessidade de ajuda).
Imagens de F. A. Vidal

2 comentários:

Anônimo disse...

É uma vergonha,não ter fotos amplas que expressem o turismo em Pelotas.É realmente lamentavel.Quero visitar a cidade e infelizmente não existe fotos bem elaboradas no sit dos lugares mais belos que acidade possui

Francisco Antônio Vidal disse...

Este blogue não trata sobre turismo diretamente, mas tenta favorecê-lo e por isso há uma seção com esse nome. O leitor pode ter razão nessa denúncia: o pelotense não costuma valorizar sua cidade como lugar turisticamente positivo e se mostra muito tímido na hora de exibir as belezas locais.
Por isso o blogue se dirige mais aos pelotenses, para que abram a mente a gostar da cidade (em vez de detestá-la, como vem ocorrendo), e assim o turismo se veja favorecido.

Farei um post analisando essa situação (v. janeiro 2010, "Falta de boas imagens turísticas"). Enquanto isso clique nos marcadores TURISMO, FOTOGRAFANDO PELOTAS, MUSEUS e CIDADE PATRIMÔNIO.