segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Casamento civil coletivo

O saguão do Paço Municipal foi o cenário do matrimônio coletivo de 31 casais, no sábado 5 de dezembro. A ação é parte do projeto Ronda da Cidadania - com apoio do Poder Executivo - que desde 2001 já organizou 576 casamentos gratuitos para casais sem recursos financeiros. Em dezembro de 2008 somente, o benefício foi recebido por 56 pares de noivos de uma só vez (leia).

As Rondas da Cidadania são serviços de utilidade pública, promovidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em que mutirões de profissionais dão atendimento gratuito à comunidade. Em Pelotas, já se realizaram 36 edições, metade das quais foram casamentos coletivos.

Enquanto no piso superior a Banda do 4º Batalhão de Polícia Militar tocava a Marcha Nupcial, cada noiva era chamada pelo locutor, descia as escadas sob chuva de pétalas de rosas e se encontrava com o noivo (dir.). A Guarda de Honra que acompanhava as noivas era formada por estudantes das escolas Independência e Ferreira Viana.

O prefeito fez um discurso de saudação; ele e sua esposa presidiam a solene circunstância. O Coral da Santa Casa cantou “Como é grande o meu amor por você”, e logo as uniões foram formalizadas no casamento propriamente dito, por intermédio do Cartório de Registro Civil.

Havia noivos muito jovens e outros de mais idade, como o casal Sérgio e Loiva, com 57 e 60 anos, respectivamente (leia nota no portal da Prefeitura).

Segundo os juízes Marcelo Cabral e Suzana Neves da Silva, coordenadores da Ronda da Cidadania em Pelotas, os casamentos coletivos têm por objetivo dar proteção à família com o apoio da legislação e garantir cidadania às pessoas, além de realizarem um sonho. Antes da cerimônia, os nubentes recebem orientações jurídicas (sobre direitos e deveres para com o cônjuge e filhos), sociais (sobre planejamento familiar) e psicológicas (veja nota). Ações parecidas são realizadas em outros Estados, como o "Paraná em Ação" (200 casais).

O projeto municipal Fala Pelotas providenciou - mediante parcerias com empresas comerciais, artistas e escolas - a decoração do local, os trajes dos noivos e noivas, maquiagem, fotografias, música e outros itens para embelezar o dia (leia notícia).
Imagens da web

Nenhum comentário: