quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ambiente natalino no hospital

O Corredor Arte é um espaço destinado às artes plásticas como estímulo para a saúde mental, dentro do Hospital Escola da UFPel-FAU.

Com exposições dos mais diversos estilos, o ambiente é transformado, deixando de parecer uma simples passagem de pacientes, visitas e funcionários médicos, e passa a ser um ambiente que sugere novas cognições e tonalidades emocionais, sem negar o possível sofrimento ligado às doenças e às intervenções hospitalares.

Aproximando-se o Natal, o grupo de Humanização do Hospital Escola adorna o espaço com um pequeno presépio e coloca os tradicionais enfeites em todo o recinto. Quartos, enfermarias, laboratórios, setores administrativos e até as portas dos banheiros recordam com miniguirlandas o tempo de reflexão, amor e esperança, ligado à festa cristã.

Outras atividades de fim de ano são visitas de corais e grupos de dança, chegada do Papai Noel e o projeto Abraço de Natal, onde os funcionários adotaram as anciãs do lar da Sociedade São Vicente de Paulo (Senador Mendonça esquina Santos Dumont).

De acordo à tradição, a evocação natalina começa quatro domingos antes de 25 de dezembro e se prolonga até o Dia dos Reis.
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: