segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Nauro Jr. já deu 500 autógrafos

Nauro Jr. voltou ontem (8) à Feira para autografar "A noite que não acabou", livro que vendeu 500 exemplares em um par de dias, transformando-se no best seller desta 37ª Feira e no registro mais alto entre os lançamentos deste ano. Junto às 4 mesas onde 12 escritores atendiam seu público foi instalada uma quinta mesinha só para ele, e formou-se uma fila de leitores.

O livro foi lançado em Pelotas dia 31 de outubro, na primeira sessão de autógrafos da Feira (leia nota) e dias após em Porto Alegre (leia nota); os dois eventos transcorrem simultaneamente. A Livraria Mundial iniciou as vendas dia 30, e já ordenou uma segunda impressão de 500 exemplares. Além da façanha de levar um livro do interior à capital, o fotógrafo fez a proeza comercial de superar as vendas de escritores de literatura, unindo imagem e texto num todo bem integrado.

O fotógrafo esteve no lugar da tragédia que enlutou o Grêmio Esportivo Brasil, em janeiro passado, organizou as imagens e pediu o texto ao colega Eduardo Cecconi. Aldyr Garcia Schlee fez o prefácio (leia). O título ecoa com a letra de Barão Vermelho A noite não acabou, misto de paixão e angústia.

Paralelamente a essa febre de vendas, na praça Coronel Pedro Osório, uma série de fotos de Nauro Jr. sobre o Uruguai (dir.) se encontra exposta no estande da Biblioteca Pública, que ontem à tarde o fotógrafo conseguiu visitar por primeira vez.

Mesmo desligada da organização, a entidade criou na Feira o Espaço Cultural Mario Benedetti, para honrar a memória do autor homenageado deste ano. As fotografias foram tomadas ao longo de uma década, e se encontram em exposição permanente no restaurante Mercado del Puerto, em Pelotas.

Há duas semanas, o blogue de Nauro Jr., Retratos da Vida, faz parte da lista de sítios apresentados aqui neste blogue como referência informativa em Pelotas.
Fotos de F. A. Vidal

POST DATA - 9 novembro
Hoje esgotou-se a reimpressão de 500 exemplares. A terceira leva estará à venda sábado (14), segundo me informou o gerente da livraria às 18h.

Nenhum comentário: