quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Coral dos Correios visita Pelotas


Sexta (20), a reinauguração do Correio teve a animação de dois conjuntos musicais: a banda do Batalhão de Infantaria Motorizada, de Pelotas, e o Coral Em CanTo, formado por funcionários da empresa de Correios e Telégrafos em Porto Alegre.
Este é o único coro da empresa no Estado há quinze anos, e é a primeira vez que visita nossa cidade. Somente por ter saído da capital creio que merecia um destaque, mas também é agradável ouvi-lo e vê-lo: o resultado sonoro é de boa qualidade e o visual é ágil e bem-humorado.

Quem pensar que eles parecem funcionários do Correio que escaparam da empresa para cantar, não se engana. Os integrantes do coro têm dois ensaios por semana, aos quais assistem com licença para ausentar-se do trabalho. O grupo fortalece sua mística e coesão com uma camiseta própria e uma pasta de partituras que identifica o Coral dos Correios (dir.). Ainda há poucas vozes masculinas, que o próprio regente reforça cantando com os tenores (além de dirigir e tocar o teclado).
Alguns sucessos da gestão do maestro Giovani Costa têm sido conseguir um preparador vocal para os cantores e uma aparelhagem de som própria, que nesta ocasião serviu para a cerimônia em Pelotas. O repertório busca ser do gosto popular, brasileiro e gaúcho. O grupo cantou: "Horizontes", "O samba da minha terra", "Vira, virou" e "Xote da amizade".
Há cinco anos, Giovani promove no grupo um melhor desempenho técnico no canto, e imprime aos cantores uma atitude positiva, para que as músicas sejam de verdadeira alegria nos lugares em que se apresentam.
Essa animação se viu na hora de entrarem no recinto, quando ele puxou um trenzinho com todos pela rampa de acesso lateral (esq.), surpreendendo a eles mesmos com a brincadeira e a quem ainda tivesse ficado com a impressão de uma cerimônia solene.
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: