quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Alfabetizar a emoção mediante os contos

Sandra Popoff é uma escritora gaúcha que visita Pelotas por primeira vez. Ela viaja pelo Brasil, apresentando-se em eventos literários com seu projeto "Alfabetizar a emoção" (leia o blogue), que consiste em contar histórias às crianças juntando texto verbal, música, teatro e dança e tendo em vista a educação emocional de crianças, pais e professores.

Autografou segunda-feira passada na Feira do Livro, e hoje (4) ela fala na Hora do Conto, às 14h 30min, ao lado do estande dos autógrafos.

Sandra morou na Bahia de 1988 a 2006. Formada em Comunicação Social, dedicou-se à redação em TV, rádio, jornais e como ghost writer. Também criou histórias para o personagem Smilinguido, da Editora Luz e Vida.

Hoje está dedicada à educação mediante a literatura infantil. Um de seus conceitos centrais é a inteligência emocional, que permite formar a expressão da emoção, a superação de perdas e frustrações, e o aprendizado de pensar antes de agir, expor ideias sem impô-las, além de trabalhar a conquista da autoestima, a promoção da ética e da responsabilidade social. Leia o conto Todo leão precisa ter um sábio coração.

Nova vida, Margarida é a história de Marga, a margarida que só pensava em si mesma e em seu objetivo: chegar ao topo. Não se importou em saber se havia outros seres onde ela habitava. Até que uma depressão a tomou. Ao ver sua total solidão, aprendeu algo maior que qualquer ambição: o amor e o compartilhar.

O conto Zuluê, a Galinha Reluzente trata da autoaceitação e da autoestima em relação à temática racial. Mostra a importância de haver personagens negros bem-sucedidos também na literatura infantil. O livro traz um CD com a história e duas músicas que foram gravadas por crianças que vivenciaram o preconceito racial.

Em favor da cultura da tolerância antirracista, o Projeto Zuluê promove a quebra de paradigmas sociais arraigados na literatura infantil ao longo dos séculos e contribuir com a identidade regional, notadamente negra, apontando caminhos de valorização integral do cidadão afrodescendente.
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: