quarta-feira, 4 de novembro de 2009

9 livros por dia são lançados na Feira


Com menos recursos que em 2008, a organização da Feira do Livro apresenta dificuldades para localizar adequadamente os escritores num espaço de autógrafos. Os problemas têm ido suavizando-se, com a boa vontade da coordenadora de autógrafos (Simone Moreira, na foto), dos autores e do público. No entanto, os problemas mais graves são permanentes:
  • O espaço para autografar é mínimo.
    Há nove livros com seus autores em cada sessão, localizados todos eles em somente três mesas. Como alguns livros têm muitos autores, a organização limitou a presença a 3 autores por livro, o que pode dar, às vezes, 6 ou 7 pessoas em cada mesa (em vez de 3, como se havia pensado).
    A partir da próxima semana, há 11 livros programados por sessão.
  • O público não sabe quem autografa.
    O inimaginável aconteceu: o folheto oficial informa menos da metade dos escritores, aqueles que se anteciparam na inscrição. Quando a Feira começou, uma editora seguia acrescentando atrasados, o que retardava a lista completa. Por isso, ainda não é possível saber quem autografa, dia a dia. Não há locução por alto-falantes. Numa apresentação, às 18h, os autores são identificados, mas os títulos em lançamento ainda estão sendo pesquisados. Cada tarde às 17h, há bate-papo programado com 3 autores, mas não têm sido realizados.
A encarregada me forneceu a lista dos autores que autografam até sábado (abaixo). A informação será repassada à imprensa, e ao sítio da Feira, mas não é certo quando será publicada. Por imprevisão de quem programou a inscrição dos autores na internet, não foram anotados o nome da obra nem da editora, mas nos próximos dias estarei divulgando.

Quarta, 4 de novembroManoel Soares Magalhães, Marlise Flório Real; Martinho Kavaya; Marísia Vieira; Rafael Montoito Teixeira; Maria de Fátima Duarte Martins; Dionis Blank, Flávio Justino, Jéferson Machado, Júlio Marques, Mariângela Petry e Sérgio Silveira; Janine Mascarenhas da Silveira; Márcia Nobre, Eduardo Mueller, Anelize Félix e Mariana Tilmann.

Quinta, 5 de novembro
Rubens Filho; Carla Rodrigues e Cynthia Farina; Maria Carlinda Vernetti; José Xavier de Freitas; Sandro Ruduit Garcia; Carlos Krack; Rosemarie Kunstmann Lange; Décio Dalke; Francisco Dias da Costa Vidal.

Sexta, 6 de novembroSérgio Cruz Lima; Valmir Bruski; Gilberto Isquierdo; Maria da Graça Martino-Roth, Izani Acosta, Ana Elisa Bender, Milene Antunes; Sônia Ferreira Loguércio; Arturo Dorner; Eduardo de Almeida Farias; Tânia Morsell, Beatriz Valente, Eduardo Xavier e Naiana Manzke; João Manoel Cordeiro.

Sábado, 7 de novembro
Blog Amigos de Pelotas (13 autores); Alma Gonella, Elaine da Fontoura, Lia Duarte, Maria Elizabete Vianna e Yara Cava; Marco Antonio Damian; Márcio Ezequiel; Verena Becker; Rejane Botelho; Alex Cruz; Simone Teixeira de Mello; Raul Teixeira de Mello Filho. 

Nenhum comentário: