segunda-feira, 26 de outubro de 2009

SAÚDE é fundaMENTAL, Arte também

Lembrando o Dia Mundial da Saúde Mental (10 out.), o Corredor Arte expõe até 4 de novembro trabalhos de 40 pacientes usuários das Oficinas de Criação Coletiva, da Faculdade de Medicina da UFPel.
Em parceria com o Movimento dos Artistas Plásticos de Pelotas, as oficinas fazem parte, desde 1996, de um projeto de saúde mental da Universidade, que inclui ações socioeducativas, culturais, artísticas e de lazer, no contexto da Reforma Psiquiátrica, que no Rio Grande do Sul se implantou em 1992.
Artistas do MAPP conduziram as 4 oficinas artísticas: Olga Halfen e Nauri Saccol (Pintura), Helena Badia e Jandira Dutra (Desenho), Marisa Oliveira e Bibiana Agendes (Confecção de bijuteria) e Gabriela Leiria, Maria Clara Leiria dos Santos e Elenise de Lamare (expressão gestual sobre papel).
As Assistentes Sociais do Departamento de Saúde Mental da Faculdade deram a ideia desta exposição, que ficou com o título “SAÚDE é fundaMENTAL”, aludindo a que todo tipo de saúde tem um aspecto mental (emocional), de acordo com o conceito integral de saúde.
No modelo "hospitalocêntrico", centrado no estabelecimento médico, a família fica em segundo plano, limitada pelas normas institucionais, enquanto nas Oficinas ela é um dos atores necessários para a melhoria e a inserção social do paciente. A sociedade se faz parte do tratamento e das melhorias da saúde física e mental, participando ativamente nas atividades de apoio.
Por outro lado, a expressão na arte tem efeito terapêutico, na medida em que ajuda a conhecer-se a si mesmo e conciliar conflitos internos; facilita também na reabilitação dos mais variados transtornos e na inserção social.
Os grupos funcionam em quatro unidades da Faculdade de Medicina, em reuniões semanais de 3 horas. Nas atividades participam um médico residente, uma assistente social e os artistas voluntários.
A Assistente Nilza Bertoldi considerou que a ideia teve pleno sucesso, considerando os bons efeitos tanto nas artistas como nos pacientes.
Imagens: Corredor Arte

Nenhum comentário: