quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Psicologia, artes visuais e música, numa só noite

Nesta quarta-feira, a cultura de Pelotas esteve mais movimentada que de hábito, anunciando uma primavera criativa e de amplos interesses. Em cinco locais do centro, transcorriam atividades de diversas áreas, com algumas teimosas gotas anunciando uma chuva que nunca veio.

Quando comecei com este blogue, eu sabia que certa agitação ocorreria às vezes, especialmente de outubro a dezembro, e eu não poderia cobrir sozinho muito mais da metade da vida cultural da cidade. Hoje, no entanto, pude estar alguns minutos em cada lugar, e assim mostrar aos pelotenses a riqueza deste clima. A nossa imprensa anuncia essas atividades, mas não informa os resultados.

Livraria Mundial

A partir das 18h, a psicóloga Marlise Flório Real (esq.) esteve autografando o livro "Adolescentes e sexualidades - Entre o amor e a paixão", coletânea de 84 artigos publicados no Diário Popular. No formato de crônica literária, a psicoterapeuta se dirige - neste seu quinto livro - principalmente aos adolescentes, compartilhando conhecimentos e orientações na área da educação da afetividade e da sexualidade.

A obra, à venda por R$ 30, tem apresentação da professora Lúcia Maria Vaz Peres, doutora em Educação, pesquisadora na UFPel e ex-aluna de Marlise.

Biblioteca Pública

Uma hora mais tarde, começou no térreo da Biblioteca um espetáculo em homenagem ao chileno Víctor Jara, compositor de música popular, nascido em 1932 e morto em 1973. Na foto (dir.), o chileno Héctor Rojas canta "El Aparecido", música cuja letra se refere ao guerrilheiro chileno Manuel Rodríguez (1785-1818) e atribuída ao Che Guevara (1928-1967) após a morte do mesmo.

Esta apresentação do projeto América y Pampa estava programada para setembro, lembrando o mês de nascimento e de morte de Víctor Jara, mas foi adiada em função da Gripe A. Participou também o trovador gaúcho Pedro Munhoz.

Paço Municipal

À mesma hora, na sala de exposições Frederico Trebbi, que funciona no saguão da Prefeitura, uma nova mostra de artes visuais da SeCult foi inaugurada. Neste caso, a artista paulistana Helena Dias (esq.) apresenta pelas próximas quatro semanas a série "Reflexo II", fotografias sem intervenção digital, baseadas em reflexos. Helena veio estudar Artes Visuais em Pelotas e aqui ficou estabelecida, já aprovada em concurso para professora na UFPel.

Centro Cultural Adail Bento Costa

No casarão nº 2, atual sede da Secretaria de Cultura, outras duas mostras de arte foram abertas às 20h: "Desenhos" de César Noé e alunos (1ª foto acima), na sala Inah D'Ávila Costa, e "Transformações Urbanas", fotografias de Norma Alves (dir., centro), na sala Antônio Caringi. A artista santa-mariense se especializa na rara técnica da fotocerâmica e é criadora de procedimentos químicos na área que a apaixona desde sempre: a fotografia. As obras aqui expostas foram tomadas em Pelotas com um celular e, na maioria, sofreram intervenções, especialmente na luminosidade.

Auditório da Moda

No campus 2 da UCPel, a psicóloga pelotense Marciara de Oliveira Centeno (esq., centro) conduziu uma palestra sobre psicoterapia e psicanálise. A atividade se insere nas quartas-feiras científicas da Sociedade Sigmund Freud, onde Marciara coordena o curso de especialização em terapia de orientação psicanalítica. Alunas e ex-alunas do mesmo curso compartilharam este trabalho de divulgação junto aos futuros psicólogos. Às 22h o encontro no amplo salão ainda não havia terminado.
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: