segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Os Drops de Menta de Rubens Filho

O jornalista e escritor pelotense Rubens Amador Filho (dir.) lança amanhã (20) seu segundo livro, que inclui 40 escritos dos últimos dois anos, entre contos, crônicas e uma reportagem, textos publicados inicialmente no seu blogue Amigos de Pelotas. A venda e os autógrafos começam às 18h na Livraria Mundial, atualmente a maior da cidade e a que mais apoia os escritores locais.

O título Drops de Menta alude a um dos textos de Rubens (Pílulas da felicidade), que descreve um uso secundário das pastilhas antigamente conhecidas como drops (em inglês, "gotas"). Naquele post, um leitor propõe que esse seja o nome do livro. O texto foi por ele refeito em maio e ganhou o título referido (leia). As demais matérias também foram reprocessadas e deixaram o ambiente virtual para entrar no livro, suporte real e permanente.

O mesmo título ficou bem para se referir a este conjunto de crônicas breves, "suavemente amargas e refrescantes". O autor expressa nelas uma filosofia cética e pessimista, cínica até, mas doura a pílula com toques de bom-humor e elegância, que prendem o leitor e às vezes o fazem tornar-se um fiel e admirado seguidor.

Aquele mesmo comentarista que sugeriu o título fez também a frase de divulgação:
Um novo livro de Rubens Amador, repleto de crônicas inteligentes e politicamente apimentadas faria as oligarquias pelotinas consumirem muitos 'drops' para se acalmarem.

Aí está um talento literário que se dedicou ao jornalismo; quem explorar os cinco milhares de postagens do Amigos encontrará boas ideias, fortes sentimentos, material para psicanálise e até colunistas imaginários, frutos de um mundo interno em ebulição. Será preciso ler estas paradoxais gotas de hortelã como o livro "Satolep", também escrito sobre Pelotas em função de um processo de autoanálise.

Integrantes do Grupo Tholl estarão no lançamento, além do estandarte do movimento Vigília Cultural (em prol de melhores políticas públicas em Pelotas) e o seu livro de assinaturas, para quem o desejar assine o manifesto. Como costuma ocorrer nas cerimônias feitas na Livraria Mundial, os presentes são convidados a permanecer no local conversando e degustando bem-casados com vinho.

A oportunidade - e em geral são poucas - servirá para que os milhares de leitores de Rubens possam vê-lo em pessoa e conversar com ele.

Mesmo sem shows ou música ambiental, o espaço se fará pequeno para a quantidade de "amigos de Pelotas" que já mostraram interesse por esta nova publicação de Rubens (a anterior, "Outono de Cães", foi apresentada em 2008 na livraria Dom da Palavra). Um terceiro livro está planejado para novembro, incluindo textos do editor e de colunistas do blogue.

Eis mais duas crônicas já postadas - agora reelaboradas para ficar com "cara de livro" - que deixam um gosto de "quero mais" nos leitores:
"Envelhecer é tarefa de profissionais" (leia) e
"Saudades da infância no Laranjal" (leia).
Imagens da web (2-3) e Rubens Filho (1 e 4)

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Vidal,
aproveito o espaço do blog para te avisar que recebemos a Agenda Gramatical 2010.
Um exemplar está reservado em teu nome no setor de livros.
Abraço,
Marcos Macedo
Livraria Mundial.