segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Glória Menezes faz 75 anos


A atriz Glória Menezes, famosa por sua participação em novelas da Rede Globo, nasceu em Pelotas em 19 de outubro de 1934: hoje está fazendo 75 anos de idade e já conta com 50 anos de carreira teatral.

Dias atrás, ela esteve em nossa cidade, que não visitava havia 20 anos, para atuar na peça "Ensina-me a viver", terceiro show do circuito cultural iniciado pelo Diário Popular em celebração de seus 120 anos (completados em agosto de 2010), que também tem o objetivo de apoiar uma nova restauração do Teatro Guarani.

Recebida como pelotense ilustre, Glória Menezes (nome artístico) é uma celebridade gerada pela televisão, mas sua personalidade segue o modo antigo, fiel a tradicionais e estáveis valores humanos.

O que a imprensa não tem lembrado é que seu nome verdadeiro é Nilcedes Soares de Magalhães Sobrinho, sendo sua mãe pelotense e seu pai maranhense. Ela nasceu numa casa da Rua Anchieta (hoje a Taberna Otto) e foi para São Paulo aos 6 anos de idade.

Casou com o ator Tarcísio Magalhães Sobrinho em 1962. Os dois atuaram na primeira telenovela diária brasileira, em 1963 (2-5499 Ocupado). De acordo com a Wikipédia, a carreira de Glória teria começado em 1958, no teleteatro da TV Tupi.

Segundo o site da Globo, Glória Menezes "cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, mas não chegou a se formar. [...] Em 1960, foi premiada como atriz revelação por seu papel em As feiticeiras de Salém, de Antunes Filho. Nessa mesma época, começou na televisão, fazendo teleteatro ao vivo" (leia a nota completa).

Entrevistada pela TV UCPel, a atriz disse:
A cultura é o cartão de visitas de um país. E, com certeza, pode ser considerada um total instrumento de transformação.
Sobre uma possível extinção da Secretaria Municipal de Cultura, Glória foi enfática:
É um absurdo. Não podemos retroceder a esse ponto. No mínimo, o que uma cidade como Pelotas deve ter é uma Secretaria de Cultura e a classe artística deve se mobilizar por isso (leia no site da UCPel).
Fotos ZH

Nenhum comentário: