sábado, 3 de outubro de 2009

Fotos de Norma Alves para o Corredor Arte

O Corredor Arte comemorou nove anos com a exposição “Sentimentos em Cor” ― 22 fotografias da artista plástica Norma Alves.
Nascida em Santa Maria, Norma chegou a Pelotas com sete anos, e desde então vem praticando na pintura, na fotografia e na fotocerâmica, que hoje é seu carro-chefe. Ela conta que a paixão pela fotografia começou em 1978, quando fez o primeiro curso técnico. Depois de trabalhar uns anos como funcionária pública, retomou a fotografia e os estudos de arte.
Para esta exposição, a artista preparou um trabalho direcionado ao público que passa diariamente pelo hospital, utilizando cores alegres e imagens da cidade, modificadas no computador. Ela fotografa com o celular, que adquiriu especialmente pela praticidade de poder levá-lo a todos os lugares.
Sobre estas fotografias, ela declarou ao Corredor Arte:
― A imagem, mesmo que seja estática, tem textura, tem volume, assim como uma escultura. Procuro mostrar isto nas minhas obras, para que as pessoas vejam que ela tem vida, cor, movimento e causa uma sensação diferente em cada pessoa.
Algumas fotos em preto e branco, como a da estação férrea abandonada e a frase "Socorro, estou caindo" (dir.) contrastam com as fortes cores das intervenções digitais (acima).
Norma Alves também é curadora do College Arte de Minas Gerais, onde tem a responsabilidade de descobrir talentos gaúchos nas artes plásticas, selecionando-os para os circuitos internacionais de arte brasileira que se realizam a cada ano. Ela mesma já expôs suas obras em mais de 15 países, entre eles Inglaterra, Espanha, Portugal, Grécia, França, Itália, Guatemala e Áustria.

Nenhum comentário: